Breitling Top Time Thunderbird, o relógio que podia ser um carro
A Breitling acaba de lançar um novo relógio inspirado nos Muscle Car norte-americanos. E aproveitaram para melhorar toda a coleção, que contava já com Mustang, Corvette e Cobra.
O Ford Thunderbird pode não ter o mesmo reconhecimento do mais potente Mustang, lançado uma década mais tarde, mas foi a primeira grande tentativa da Ford para lançar um desportivo de luxo, e o motor era incrível: um enorme V8, de 5,8 litros, capaz de debitar 300 cv. Mas o que chamou realmente a atenção foi o requinte que a Ford colocou a bordo, como este pormenor absolutamente delicioso revela: o rádio do Thunderbird – lembrem-se de que estamos em 1955 − aumentava o volume automaticamente, para acompanhar as rotações do motor!
O T-Bird pode não ter tido a mesma fama do Mustang, é verdade, mas ficou inegavelmente associado ao imaginário americano ou Thelma e Louise não o teriam conduzido pela América, no filme homónimo de Ridley Scott. Chuck Berry também o cantou, na genial Jaguar and Thunderbird, que pode bem ter sido a primeira música a fundir rock e rap, além de relatar uma corrida entre um desportivo americano e europeu.
A história dos Top Time, da Breitling, é mais ou menos contemporânea. Nos anos 1960, Willy Breitling, apercebendo-se de como a cultura estava a mudar lançou um relógio mais de acordo com o espírito das novas gerações. Um relógio jovem e irreverente para os padrões da época, que se tornou num sucesso de vendas e chegou inclusivamente ao pulso de Mr. Sean Connery Bond, em Operação Relâmpago. Parecia, portanto, óbvio pegar neste modelo para homenagear estes desportivos, e os primeiros inspiravam-se então no Ford Mustang, no Chevrolet Corvette e no Shelby Cobra. No ano passado saíram mais duas novidades, embora ligeiramente diferentes, uma homenageando as motos Triumph e a marca de Moda de racing, Deus Ex Machina. Agora chegou finalmente a nova versão do T-Bird, que apresenta um mostrador branco e a bracelete vermelha, a lembrar o logótipo do Thunderbird. Os ponteiros do cronógrafo também são vermelhos para aumentar o contraste.
É inegável como toda a coleção nos remete para o tablier de um carro vintage, sobretudo os submostradores "squircle", que não chegam a ser bem redondos nem muito quadrados. A bracelete perfurada dá-lhes o inevitável toque racing e a Breitling aproveitou o momento para introduzir novidades em toda a coleção, a começar por uma estanquicidade melhorada, até aos 100 metros, e uma renovada escala de taquímetro (que apresenta uma "red line" entre as duas e as três horas). Mais importante ainda, colocou um novo motor debaixo do capot, que é como quem diz um novo mecanismo dentro da caixa. Todos os modelos apresentam agora um calibre Breitling 01, da manufatura, com uma precisão e fiabilidade a toda a prova. A adição deste calibre testemunha também o sucesso da nova coleção, até porque a nós não nos custa imaginar como estes Top Time podem ser difíceis de resistir para os amantes de automóveis clássicos ou de boa relojoaria.
Os relógios usados pelos homens mais poderosos do mundo
Observamos os pulsos de alguns CEOs mais bem sucedidos para confirmar se a escolha realmente corresponde à sua personalidade.
A Swatch e a coleção que leva a Arte para o pulso
Já estão à venda os mais aguardados Swatch desde os famosos MoonSwatch do ano passado. E desta vez vamos poder andar com uma obra no pulso, sem pagar mais por isso.
A caravana que irá revolucionar o campismo como o conhecemos
Uma colaboração entre duas luxuosas marcas - a Porsche e a Airstream - resultou numa novidade que poderá ser lançada muito em breve.
Onde vivem os homens mais ricos do mundo?
Dos Estados Unidos da América ao continente asiático, estas são as 10 cidades onde os multimilionários escolhem comprar casa.
10 relógios para dizer ao seu pai o quanto gosta dele
O Dia do Pai está a chegar e não há melhor presente do que um bom relógio. Até porque, com sorte, ainda o herda de volta.
O IWC Portugieser Calendário Eterno foi o grande vencedor da edição de 2024 do Grand Prix d'Horlogerie de Genéve, os óscares da relojoaria. A Van Cleef & Arpels destacou-se igualmente ao levar para casa três galardões, numa cerimónia repleta de surpresas.
Mais do que indispensáveis para saber o tempo, no universo da Sétima Arte os relógios de pulso são fiéis aliados em missões secretas, em qualquer viagem no tempo ou simplesmente para combater o mal.
Em 2019 assinalam-se as bodas de ouro de vários acontecimentos históricos, desde a ida do homem à lua ao nascimento dos Monty Python. A Seiko junta-se às celebrações e lança novos modelos.
Em 1999, a marca lançou a sua última coleção, a Twenty~4. Para atender às necessidades quotidianas do presidente atual, a marca apresenta "Cubitus".