Estilo / Moda

Louis Vuitton lança três novas edições da famosa Bed-Trunk

Mais de 150 anos depois da sua invenção, a cama portátil num baú chega agora para todos os gostos com designs de inspiração clássica a futurística.

Foto: @Louis Vuitton
23 de setembro de 2024 | Lara Duarte / Com Rita Silva Avelar

Desenhada para os amantes de design e de viagens, a icónica Bed-Trunk, inventada em 1868, foi agora redesenhada pelos diretores criativos da Louis Vuitton. Patenteada em 1885, esta invenção consiste num baú com uma cama encaixada, com almofada e mesa de cabeceira incluídas, como um quarto portátil. De modo a encaixar num baú, a cama divide-se num estrado e colchão, por sua vez divididos em quatro partes. O colchão é feito de espuma viscoelástica, conhecida por memory foam, para proporcionar ao viajante uma noite de sono confortável.

De modo a encaixar num baú, a cama divide-se num estrado e colchão, divididos em quatro partes.
De modo a encaixar num baú, a cama divide-se num estrado e colchão, divididos em quatro partes. Foto: @Louis Vuitton

17 anos depois de chegar a Paris para trabalhar para trabalhar com o artesão de malas Monsieur Maréchal, a Louis Vuitton criou a sua marca em 1854, focada em artigos de viagem e, passados quatro anos, em 1858, inventou aquilo que seria a peça que catapultaria a marca para o sucesso - o baú com um topo plano, possibilitando o seu empilhamento, a contrário dos anteriormente utilizadas. Em 1859, abriu o atelier de Asnières, a nordeste de Paris e ativo até hoje, apenas para encomendas especiais.

Em 1859, abriu o atelier de Asnières, a nordeste de Paris e ativo até hoje, apenas para encomendas especiais.
Em 1859, abriu o atelier de Asnières, a nordeste de Paris e ativo até hoje, apenas para encomendas especiais. Foto: @Louis Vuitton

Com foco na sua herança, a Louis Vuitton continua a lançar baús repensados para a atualidade, de malas para o dia a dia a objetos ligados à decoração. Desta vez, a marca lançou três modelos da Bed-Trunk, um desenhado por Nicolas Ghesquière, diretor criativo da secção feminina desde 2013, outro desenhado por Pharrel Williams, diretor criativo da secção masculina desde 2023 e, também, um modelo mais clássico, semelhante à Bed-Trunk original, chamado Lit Monogram.

Modelo mais clássico, semelhante à Bed-Trunk original, chamado Lit Monogram.
Modelo mais clássico, semelhante à Bed-Trunk original, chamado Lit Monogram. Foto: @Louis Vuitton

Nicolas Ghesquière inspirou-se nas suas coleções passadas e projetou uma mala com aspeto futurístico, mas romântico, com um baú exterior de cantos de metal que contrastam com uma cama de padrão floral, retirado da coleção de primavera/verão 2018.

 Nicholas Ghesquière projetou um baú exterior de cantos de metal que contrastam com uma cama de padrão floral.
Nicholas Ghesquière projetou um baú exterior de cantos de metal que contrastam com uma cama de padrão floral. Foto: @Louis Vuitton

O recém-chegado Pharrel Williams inspirou-se no arquivo da marca, combinando um exterior de riscas desconstruídas, utilizadas pela Louis Vuitton em 1872, com um interior de riscas vermelhas e brancas. A cama de jacquard beje é tecida com o clássico monograma LV.

 Pharrel Williams inspirou-se no arquivo da marca.
Pharrel Williams inspirou-se no arquivo da marca. Foto: @Louis Vuitton

Aliando o luxo às viagens mais aventureiras, a Louis Vuitton mostra nunca se esquecer do seu passado, pensando sempre em novas maneiras de celebrar os seus elementos mais icónicos na contemporaneidade.

Saiba mais Louis Vuitton, Bed-Trunk, Baú, Asnières, Nicolas Ghesquière, Pharrel Williams, Luxo, Viagens
Relacionadas

Louis Vuitton abre loja de chocolates em Xangai

A marca de luxo dá mais um passo na diversificação do seu portfólio com a inauguração da sua primeira loja de chocolates na China. A novidade surge a tempo das celebrações do Qixi, o Dia dos Namorados chinês, que este ano acontece no início de agosto.

Shopping. Outono e os 25 tons de caqui

Desafiar a neutralidade e sobriedade da estação não só eleva o caqui, como o adapta a todos os estilos sem rigidez e máxima atualidade. Mais casual, acrescenta descontração à formalidade sem descurar a elegância anunciada neste outono.

Mais Lidas
Moda Shopping. Outono e os 25 tons de caqui

Desafiar a neutralidade e sobriedade da estação não só eleva o caqui, como o adapta a todos os estilos sem rigidez e máxima atualidade. Mais casual, acrescenta descontração à formalidade sem descurar a elegância anunciada neste outono.

Moda Londres, a cidade onde o inverno tem mais estilo

A campanha de outono-inverno 2024 da Hackett London regressa às raízes, com peças que sublinham a ligação da marca à sua herança britânica. Aqui, como sempre, impera o look fleumático, sofisticado e intemporal do verdadeiro gentleman. E, sim, isso significa tweed (entre outras coisas).