De Marrocos para Évora, Saint Laurent abre-nos os olhos para a cor
‘LOVE - Marrakech Opened My Eyes To Color’ é uma exposição impressionante, que leva ao Palácio dos Duques de Cadaval, em Évora, o amor de Yves Saint Laurent por Marrocos.
É inesperado entrar na igreja de São João Evangelista, mesmo em frente ao Templo de Diana e dar de caras com um conjunto de 14 manequins vestidos por Yves Saint Laurent. Todos com evidentes influências marroquinas. E não é preciso ser um apaixonado por moda para ficar a admirar em detalhe este espetáculo de cor que ocupa toda a nave central da igreja, com o altar em talha dourada e os azulejos do início século XVIII como pano fundo. Até porque depois de conhecer melhor a história do Palácio e da exposição, percebemos, também, como tudo faz sentido. A história encontra sempre uma forma de se reencontrar…
Mas para já LOVE - Marrakech Opened My Eyes To Color é sobretudo uma exposição focada na influência que Marrocos, e mais especificamente Marraquexe, exerceram na obra de Yves Saint Laurent desde a sua primeira viagem ao país, em 1966.
Uma explosão de cores e de uma cultura (tão) nossa vizinha, patente no Palácio dos Duques de Cadaval, em Évora, até 31 outubro de 2022. E é precisamente para o Palácio que seguimos, através de uma porta anexa à igreja, porque esta viagem de descoberta continua com uma mostra da cena artística marroquina.
13 artistas de diferentes gerações, e de diferentes disciplinas, nomes consagrados e sangue novo, utilizando as mais diversas técnicas, da pintura ao vídeo, passando pela tecelagem, vitrais e até peças em ráfia, juta e lã… Todos eles refletindo os laços culturais e partilhando a atração − o "Love" de YSL− pelas cores de Marrocos.
Em cada sala encontramos uma sintonia cromática entre a obra do artista exposto e um cartaz de Yves Saint Laurent. O primeiro desta série de pósteres foi desenhado pelo criador em 1970, uma tradição que repetiu ao longo de 37 anos, enviando-os em forma de cartões de boas festas a amigos, colaboradores e clientes por altura do Natal. Usando novas paletas de cores, colagens, desenhos e guaches, estes eram inspirados em Marrocos, tendo em comum apenas o ano e a palavra "Love" que dá o título a esta viagem.
Nas duas vertentes vamos encontrar peças cedidas pela Fundação Pierre Bergé - Yves Saint Laurent e por diferentes coleções particulares, sendo que ambos os curadores (Mouna Mekouar na arte, e Stephan Janson na Moda) estão há muito ligados ao universo de Saint Laurent, e destacam a importância do acervo aqui presente. Seria uma exposição de monta em qualquer cidade, Lisboa, Londres e até Paris, e por isso mesmo tem um significado especial que esteja a acontecer aqui, em Évora, em pleno Alentejo. Um interior há muito necessitado de grandes eventos culturais. É revelador, também, como a mostra nos chega pelas mãos de uma fundação privada, e não de um qualquer grande instituto público. Mas o evento serve também para assinalar a (re)inauguração do Palácio de Cadaval, após dois anos de extensas obras de recuperação.
Nascido sob as ruínas de um castelo mouro, o Palácio tem uma história recheada de momentos importantes, incluindo ter servido como residência temporária de vários monarcas e prisão para D. Fernando II, Duque de Bragança − acusado de conspiração contra o rei D. João II e depois decapitado na Praça do Giraldo, em 1483. A fundação do edifício data de pouco antes, a mando de D. Rodrigo Afonso de Melo, antepassado direto da atual Duquesa de Cadaval, e que serviu, também, como primeiro governador em Tânger. É, pois, justo que esta reinauguração estivesse ligada à Marrocos, mas desta vez, como referiu Alexandra de Cadaval, Presidente da Comissão Executiva Casa Cadaval, focada na "cooperação e no futuro, fazendo esta ligação através de um tributo a Yves Saint Laurent pela sua paixão pelo país".
O Palácio é ainda hoje residência da família, embora a igreja e parte das salas estejam abertas ao público e a (futuras) exposições. No piso térreo abriu também o restaurante Cavalariça Évora. Depois dos sucessos na Comporta e em Lisboa, o chef Bruno Caseiro chega à capital alentejana, pelo que há, numa visita ao Palácio Duques de Cadaval, mais alimento para além da alma.
A exposição LOVE - Marrakech Opened My Eyes To Color pode ser visitada de terça a domingo, das 10h00 às 18h00. https://love.ysl.palaciocadaval.com/
Guccididas, uma coleção só para quem tem coolness
Apresentada pela primeira vez durante a semana da Moda de Milão, a nova coleção em colaboração entre as duas marcas promete reinventar a forma como olha para a típica "roupa de desporto".
Harry Styles desenha coleção em parceria com a Gucci
O cantor britânico e o diretor criativo da casa italiana Alessandro Michele celebram a sua amizade com o lançamento de uma linha inédita, que estará disponível no mês de outubro.
7 imagens que provam que Jake Gyllenhaal sabe usar a cor!
Com o seu novo filme 'Ambulância' a chegar aos cinemas, o ator prova que os homens podem seguir tendências de Moda e usar cores fortes sem perderem o estilo.
Labels of Tomorrow, loja, galeria e restaurante: o novo sítio cool no Porto
Labels of Tomorrow é a mais recente aventura da The Feeting Room, que pretende dar a conhecer o melhor do mercado no que toca a marcas independentes de vestuário, calçado e itens para a casa.
Estas são as 20 marcas mais influentes de 2022 (até agora)
A lista foi divulgada pela plataforma Lyst. De Gucci, a Balenciaga e Fendi, descubra quais as marcas mais influentes do momento.
De Saint Laurent a Dries Van Noten. Stivali, agora também para homem
Há 30 anos que a Stivali é uma referência de elegância na moda feminina. Com a abertura da secção masculina, a oferta diversifica-se e a qualidade mantém-se.
Saint Laurent é a primeira maison de luxo a criar uma produtora de filmes
E a grande estreia está quase aí, com o lançamento de Strange Way of Life, já este mês no Festival de Cannes.
Leilão faz parte de uma série de vendas que já ocorreram em 2024, de objetos pessoais do designer de moda, como por exemplo os seus 45 iPads.
De um talento indiscutível, Paul Mescal distingue-se também ao elevar o estilo a outro patamar. Em cerimónias e/ou no quotidiano, mais formal ou sofisticado, comprova-se que a atitude e descontração fazem a sua apresentação na perfeição.
A coleção masculina outono/inverno 2025 da casa francesa não é apenas uma demonstração de criatividade, mas também um tributo a uma amizade que moldou o streetwear global. Inspirados no passado, juntos projetam um futuro audaz.
O modelo Venturi II foi reinventado, combinando materiais orgânicos e detalhes ousados que refletem o compromisso sustentável da marca francesa e a estética vibrante da Bimba y Lola.