Kanye West e Gap têm ambições de muitos milhões para nova marca
O acordo de Kanye West com duas das maiores empresas de vestuário do mundo está a valer a pena para o músico que se tornou empresário depois de anos repletos de dívidas.
A Yeezy, o negócio de ténis e roupas de West em parceria com a Adidas e a Gap, foi avaliada entre 3,2 a 4,7 mil milhões de dólares pelo UBS, segundo um documento confidencial visto pela Bloomberg. O valor da nova parceria com a Gap, que chegará às lojas em meados do ano, pode chegar a 970 mil milhões de dólares desse total, estimou o banco.
O documento do UBS revela as ambições de uma aliança que espera imitar o sucesso da parceria com a Adidas. West, que detém a propriedade exclusiva e o controlo criativo da marca Yeezy, assinou um contrato de 10 anos para projetar e vender roupas para homens, mulheres e crianças sob a marca Yeezy Gap. O acordo exclui calçados; a parceria de Yeezy com a Adidas está em vigor até 2026.
Representantes da Adidas, Gap e Yeezy não quiseram comentar sobre os acordos comerciais. O UBS não quis comentar a análise.
Executivos da Gap depositaram muita confiança em West para ajudar a atrair consumidores mais jovens. A retalhista com sede em São Francisco, que também é dona da Old Navy, Banana Republic e Athleta, tem fechado lojas enquanto aposta no comércio eletrónico e roupas esportivas.
"Sem algum tipo de reinvenção, a empresa regressará às dificuldades anteriores, que a levaram a perder compradores, quota de mercado e vendas", disse Neil Saunders, analista da GlobalData Retail, após o recente balanço trimestral da Gap.
Os investidores reconheceram imediatamente a importância de uma colaboração com West: as ações registaram a maior valorização em pelo menos 40 anos quando o negócio foi anunciado em junho.
Os novos números sinalizam que a Gap espera que a sua linha Yeezy, que planeia lançar até julho, registe vendas de 150 milhões de dólares no seu primeiro ano completo em 2022, de acordo com o documento. A Gap prevê que a marca terá receitas totais bem acima de mil milhões em oito anos, com o cenário mais otimista de vendas superiores a mil milhões de dólares já em 2023, mostra o documento.
As vendas dos ténis Yeezy pela Adidas permaneceram resilientes durante a pandemia, crescendo 31%, para quase 1,7 mil milhões de dólares em receitas anuais no ano passado e rendendo à Yeezy 191 milhões em royalties, de acordo com o documento.
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