Guia para tonificar o corpo (com alguns atalhos)
Numa altura em que estamos a passar mais tempo em casa, reunimos algumas dicas para tonificar o corpo de forma fácil e sem ter de passar muitas horas no ginásio.
Saber como ganhar massa muscular e conseguir um corpo tonificado que dure é uma das questões mais frequentes para quem pratica exercício físico. Com a paragem temporária dos ginásios imposta pela pandemia, é normal que tenha descurado algumas das suas rotinas anteriores, mas não desista. Encontrámos algumas soluções para que possa alcançar o corpo que deseja de forma mais prática e duradoura:
Mantenha uma dieta simples e equilibrada
Evite saltar refeições e substitua, por exemplo, os hidratos de carbono ricos em amido (como o pão, massa, batata) por mais fruta, vegetais e cereais integrais, certificando-se de que consome gorduras saudáveis presentes nas sementes, frutos secos ou abacate. Dar este passo ajudá-lo-á a conseguir ter as calorias necessárias para ganhar músculo e perder gordura.
Não descure a proteína
Quando se tenta perder peso rapidamente, o corpo pode também perder massa muscular, o que vai afetar a tonificação. Muitos especialistas recomendam o consumo da proteína leucina (de origem animal), presente nos laticínios ou ovos, para resultados mais consistentes.
Mantenha-se hidratado
Os músculos são compostos por entre 70 a 80% de água, sendo imperativo que se mantenha hidratado de forma a promover a formação de tecido muscular. Tente ter uma garrafa de água sempre por perto e coma fruta rica em água como a melancia ou a laranja.
Treine com intervalos
Especialmente se prefere fazer cardio, o mais indicado será fazer intervalos entre os exercícios, de modo a perder gordura sem sacrificar os seus músculos. Pode fazer um sprint durante um minuto e correr mais devagar durante outros dois (deve fazer isto durante 30 minutos, três vezes por semana). Também é recomendável fazer pilates, alternando os exercícios para criar este efeito de intervalo. Opte também por exercícios que trabalhem várias partes do corpo, para usar mais músculos de uma vez e evitar a exaustão, tendo mais energia para os treinos.
Descanse
O stress é conhecido por aumentar a produção do cortisol, a hormona responsável por fazer o seu corpo acumular gordura e diminuir a massa muscular. Certifique-se que dorme as horas necessárias, medite, tente fazer exercícios de respiração, ou alongue depois de um dia de trabalho.
Experimente um tratamento especializado
A Clínica Isabel Fonseca Dermatologia, em Lisboa, apresentou recentemente o EM Sculpt, um equipamento que combina a definição muscular e a eliminação de gordura localizada através de uma tecnologia eletromagnética focalizada de alta intensidade (HIFEN).O EM Sculpt atua na musculatura abdominal, bíceps, tríceps, gémeos e glúteos.
Na região abdominal, origem de inseguranças entre grande parte da população, esta tecnologia consegue eliminar continuamente o tecido adiposo subcutâneo através de um processo fisiológico (e normal) chamado apoptose, reduzindo assim cerca de 20% da gordura na região. Isto porque a tecnologia HIFEN, extremamente seletiva para o nervo motor ligado ao músculo, consegue produzir 20 mil contrações musculares supramáximas durante os 30 minutos de tratamento, despoletando uma hiperplasia e hipertrofia musculares que aumentam assim a definição muscular em 30%.Os estudos em volta desta tecnologia revelaram efeitos muito positivos na redução de gordura subcutânea abdominal, no aumento da massa muscular, redução da cintura abdominal, deixando hoje 95% dos clientes satisfeitos. Para um efeito completo e eficaz recomendam-se habitualmente 4 a 6 sessões duas vezes por semana, começando a notar resultados ao fim de cerca de 15 dias.
Ideias para transformar o sexo em exercício físico
Laird Hamilton e Gabrielle Reece, considerados pelo The Times como o casal mais em forma, incluem no seu treino XPT, o famoso programa de fitness que criaram, a prática de sexo de dois em dois dias. Mas o que se descobriu é que praticar o dito sexo, mas na versão rápida, espontânea e de preferência em locais inesperados, faz muito mais efeito.
Quantas vezes por semana devemos fazer exercício?
É uma questão controversa, sobretudo na comunidade desportiva, mas esta é a informação mais importante a ter em conta.
O gadget inovador que ajuda a controlar o metabolismo
É o segredo de todos os processos de emagrecimento: saber quando estamos a queimar calorias.
Pedalar para perder peso: como, quanto e a que velocidade?
Mais do que a distância percorrida, é a velocidade e a duração da atividade que importam, realmente. Quanto maior o seu peso, mais calorias estará a queimar. A alimentação dita o resto.
Como praticar sexo seguro em tempos de pandemia
Quando as restrições decorrentes dos confinamentos forem flexibilizadas, os solteiros desenfreados só terão uma coisa em mente – e essa coisa poderá ser certificarem-se de que deixam as janelas do quarto abertas. Por Adam Kay
Henry Cavill. Como o ator conseguiu o corpo do Super-Homem
Em entrevista, o ator de 38 anos revelou o segredo da sua forma física, mas também desvendou aquilo que come num dia, tal como os suplementos que toma.
O que comer antes do treino, para ter a máxima energia
Aquilo que ingerimos precisamente antes de uma ida ao ginásio ou de uma aula outdoor pode ser decisivo para a prestação conseguida.
O treino de 20 minutos que toda a gente devia experimentar
Este é o workout que toda a gente, aparentemente, está a fazer. E só retira 20 minutos do seu dia.
Quer ser mais produtivo? Faça estas 11 coisas
Não interessa o que faz ou onde trabalha, todos nós estamos à procura de formas de ser mais produtivos no nosso dia-a-dia, por isso reunimos 11 formas de o fazer (mas esqueça desde já os litros de café e as pilhas de listas).
Aumento da produtividade, redução do stress — é preciso dizer mais?
Uns contam e somam as mulheres com quem se deitaram. Outros apenas se ficam pelas paixões platónicas que espoletaram nos corações femininos. A lista poderia ser maior, mas nós não somos de exageros…
As chamadas "morning persons" são mais felizes e menos propensas a sofrer de depressão do que as que ficam acordadas até tarde, revela novo estudo.
Está desculpado se nunca ouviu falar de bossball, hóquei subaquático ou chess boxing, mas existe toda uma gloriosa lista de desportos “diferentes” (vamos chamar-lhes assim) muito mais divertidos do que os chamados “normais”.