Correr antes de comer queima mais gordura?
O jejum é uma prática defendida por vários estudos, mas será que correr com o estômago vazio elimina a gordura de forma mais eficaz? Especialistas em desporto respondem.
Correr de manhã não é para todos, sobretudo quando se tem dificuldade em sair da cama. Se a isto se acrescentar um estômago vazio a missão torna-se ainda mais difícil. Será que vale a pena o esforço?
"O corpo dispõe de três fontes de produção de energia: carbohidratos, gorduras e proteínas. Normalmente, os carbohidratos são os primeiros a serem usados - porque são mais fáceis de serem processados pelo corpo. Quando eles já não estiverem disponíveis, após uma noite de jejum, o corpo usará as nossas reservas de gordura" explica Olivier Gaillard, treinador de corrida, à Madame Figaro. De acordo com este personal trainer, o corpo queima 50% da gordura de "reserva" durante a corrida, caso vá correr depois de jejuar mais de 10 horas, e só vai queimar 30% da gordura se tomarmos o pequeno-almoço (antes da corrida).
Mas atenção, avisa Jean-Christophe Miniot, médico especialista em desporto, à mesma publicação: "Correr com o estômago vazio não é a receita milagrosa para perder peso. Se quer perder gordura, tem que reequilibrar sua dieta". E não é só isso: "além de ser uma corrida de esforço, o corpo solicitará reservas de proteína muscular, o que nos expõe à perda de massa muscular", alerta Olivier Gaillard. E se ultrapassarmos uma hora de corrida em jejum, "os efeitos nocivos multiplicam-se".
Os dois especialistas aconselham manter estas sessões de corrida uma ou duas vezes por semana, começando com corridas de 20 a 30 minutos, um tempo que, no futuro, poderá ser aumentado. Durante a sessão, deve ser mantido um ritmo que lhe permita falar sem perder o fôlego."Não se deve ultrapassar 70% da frequência cardíaca máxima para não reduzir a proteína muscular", reforça Olivier Gaillard, algo indesejável para qualquer praticante de exercício físico.
Estes desportos são doidos
Está desculpado se nunca ouviu falar de bossball, hóquei subaquático ou chess boxing, mas existe toda uma gloriosa lista de desportos “diferentes” (vamos chamar-lhes assim) muito mais divertidos do que os chamados “normais”.
A história do homem que decidiu correr a primeira maratona aos 74 anos
A comovente história de Rajinder Singh, o indiano que começou a fazer vídeos a saltar à corda para combater o isolamento, durante a pandemia, e que agora tem uma missão: completar uma maratona.
Ideias para transformar o sexo em exercício físico
Laird Hamilton e Gabrielle Reece, considerados pelo The Times como o casal mais em forma, incluem no seu treino XPT, o famoso programa de fitness que criaram, a prática de sexo de dois em dois dias. Mas o que se descobriu é que praticar o dito sexo, mas na versão rápida, espontânea e de preferência em locais inesperados, faz muito mais efeito.
Será este o segredo para um corpo saudável e fit?
HIIT, também conhecido como treino intervalado de alta intensidade, é o desporto ideal para quem tem uma agenda cheia, para quem não gosta de ginásios e até para quem não pratica exercício regularmente.
Este estudo revela que exercício reduz o aparecimento de cancro
Um estilo de vida mais saudável envolve mais do que uma simples alimentação equilibrada, mas sim uma rotina diária de exercício físico que, segundo este estudo, pode reduzir 17 a 18% de risco de cancro.
Basta um minuto de exercício para o corpo reagir, diz estudo
Quem o diz é a ciência e a vida (saudável) de quem não passa sem atividade física. Nem que seja um sprint nas escadas do prédio ou uma corrida à volta do quarteirão.
Emma Corrin ocupa o centro do palco de uma campanha que celebra a estética vintage e as festas íntimas da quadra.
Uns contam e somam as mulheres com quem se deitaram. Outros apenas se ficam pelas paixões platónicas que espoletaram nos corações femininos. A lista poderia ser maior, mas nós não somos de exageros…
Haverá presente melhor do que o aroma que nos define, ou nos remete para um lugar ou memória especial? Certo é que é inevitável dissociar a época natalícia do universo olfativo. Um valor seguro quando se conhece. Uma surpresa quando se arrisca. Fica a sugestão.
Uma passadeira com inclinação, velocidade e ritmo é o tudo o que precisa para perder aqueles quilos extra. O método 2-3-30 parece complexo mas é simples.