Sofre do síndrome pós-férias? Coma estes alimentos
Ricos em gordura, serotonina e antioxidantes, eis os nutrientes que deve implementar na dieta para sobreviver ao regresso ao trabalho.

O regresso à rotina pode ser atarefado, sobretudo caso tenha estado de férias várias semanas e em completo modo de relaxamento. O processo de adaptação, este grande salto que é passar da praia para o escritório, conta com um período de, no máximo, 14 dias, e pode manifestar-se através de problemas de concentração, falta de motivação, insónias, irritabilidade, e tristeza. Para quem sofre deste "mal", saiba que existem certos alimentos, facilmente incluídos na dieta, que combatem os efeitos da "síndrome pós-férias", conforme explicou María José Crispín, nutricionista, ao site da GQ espanhola.
Vitaminas C e B12
A vitamina C é essencial para o bom funcionamento dos neurotransmissores - regula os níveis de cortisol, a "hormona do stress", melhora os níveis de dopamina, associada ao prazer e à motivação, e ainda os de serotonina, conhecida pela "hormona da felicidade". Além disso, contribui para um sistema imunitário fortalecido, que reduz a fadiga e o cansaço. A falta de vitamina B12 tem uma relação direta com o desenvolvimento de depressão, por isso queremos garantir os níveis certos. No caso da vitamina C, esta pode ser encontrada em frutas como limão, tangerina, laranja, kiwi e tomate e em vegetais como pimentos e bróculos, já a B12 está presente na carne vermelha, na carne branca, ovos, peixe, marisco e produtos lácteos.
Triptofano
É um aminoácido fulcral para o equilíbrio do sistema nervoso que contribui para produção de serotonina e melatonina - hormona que regula o sono - usadas no tratamento da depressão, ansiedade e insónias. Está presente na banana, na aveia e em alguns frutos secos como nozes e castanhas de caju.
Ácidos gordos ómega-3 e ácido fólico
A falta de ácidos gordos ómega-3 e de ácido fólico está também associada a distúrbios de saúde mental. São maioritariamente encontrados em peixes ricos em gordura - cavala, salmão, sardinha, arenque e atum - e vegetais de folha verde - como espinafres, agrião e couve.
Antocianinas
Trata-se de um grupo de corantes naturais responsáveis pela cor vermelha, azul e violeta, presentes em frutas e vegetais como mirtilos, amoras, cerejas e beringelas. Têm propriedades antioxidantes e ajudam a combater o stress.
Probióticos
Os probióticos contém bactérias que ajudam a regular a flora intestinal, um ponto importante a reter, dado que estudos científicos afirmam que quem tem a flora intestinal desequilibrada, sofre um maior risco de vir a ter depressão. Estão presentes no iogurte, no kefir e na kombucha.
Hidratos de carbono de absorção lenta
Incorporar este tipo de hidratos na rotina alimentar é sempre boa ideia, não apenas quando voltamos de férias. Isto porque, por serem de absorção lenta, não criam picos súbitos de glicose no sangue, a razão pela qual nos sentimos com sono depois de comer. Assim, os níveis de açúcar mantêm-se estáveis e sentimo-nos com mais energia ao longo do dia. Alguns exemplos são aveia, arroz integral, quinoa, trigo, grão, lentilhas e soja.
Discos da rentrée: Nem tudo o que é novidade tem de ser novo
Os principais lançamentos musicais deste regresso pós-férias têm qualquer coisa em comum: não são de artistas que representem a ideia geral de sangue novo.
Quer marcar uma viagem barata? Há uma data certa para o fazer
As companhias aéreas e de viagens avisam sempre que devemos marcar as nossas férias antecipadamente, de forma a pouparmos mais dinheiro. Mas será que com antecedência é a estratégia certa para comprar uma viagem?
Acordar sem café? Yes, you can!
Se deixar de beber café faz parte das resoluções de 2022, espreite as nossas sugestões de substitutos.
As pausas estratégicas no trabalho podem exponenciar bem-estar?
Microbreaks: pausas de 10 (ou menos) minutos que diminuem a fatiga e dão mais motivação. Seja a fazer exercício físico, comer um snack ou ir às redes sociais – o que importa é que tire esse tempo para si, segundo uma meta-análise recente.
Quer viajar e ganhar dinheiro? Este destino paga aos turistas para que o visitem
Pode não ser o primeiro, mas é o mais recente país a integrar este tipo de iniciativas no seu território. Pequeno spoiler: é uma ilha paradisíaca na Ásia.
Produtos 2 em 1? Não para estes homens que levam a rotina de Beleza bem a sério.
Se passa muitas horas sentado, este artigo é para si.
Um grupo de cientistas analisou quase nove mil praticantes de desporto e descobriu que há uma mão cheia de modalidades que prolongam a vida do ser humano. Adivinha quais são?
A psicologia chama-lhes cognições perseverativas, uma designação é estranha tendo em conta que a perseverança costuma ser vista como uma coisa boa. A verdade é que as ruminações estão muito na base de boa parte do stress e ansiedade que sentimos. Estudos recentes demonstram que a solução é simples e económica.