Perfumes que cheiram a chuva. A tendência do momento
O que é que fragâncias de luxo, velas e suplementos têm em comum? O aroma petrichor - aquele que a chuva provoca ao cair em solo seco.
Já lhe aconteceu sair de casa ou do trabalho num dia chuvoso e cheirar a humidade no ar? Então conhece o aroma mais trendy do momento – petrichor – que, trocado por miúdos, refere-se ao odor da chuva. É uma reação química que acontece quando a água atinge o solo seco. De acordo com o Met Office, serviço meteorológico britânico, a palavra origina do grego petra e ichor, que significam pedra e o fluido dourado das veias dos imortais, respetivamente. Ao que tudo indica, os criadores de fragâncias encontraram um novo amor, e não há nada que os separe.
Exemplo disto é a eau de toilette Terre d’Hermès, da maison francesa, que canaliza citrinos e pimenta com notas da rocha sílex para alcançar o famoso aroma. É uma fragância que liga o homem às suas origens, à fonte do seu poder criativo, descreve a Hermès. Já em Nova Iorque, a The Labo magicou a Baie 19, com baga seca de zimbro, patchouli e folhas verdes.
Numa ótica ligada à saúde, a The Nue Co., marca de suplementos, criou a Forest Lungs, uma fragância unissexo anti-stress que promete diminuir a ansiedade dos consumidores através da Natureza. Contém vetiver, cedro, benjoim, pinho, patchouli e laranja bergamota na sua composição.
Perfumes não são a sua praia? Não é preciso desesperar, pois também existem opções para o lar. A Haeckels, com sede na costa britânica, utilizou o petrichor na vela Pluviophile. "Tentámos captar o cheiro que a maioria de nós experimenta durante o tempo chuvoso", explicou Jess Gregory, chefe de biodesign, ao site da revista GQ britânica. "É um odor quase salgado e a terra, mas é também bastante fresco. O que se está a cheirar é uma molécula feita a partir de um certo tipo de bactérias que interagem com a água da chuva e provocam a libertação de geosmina. O cheiro a terra advém igualmente dos óleos que são libertados pelas plantas durante o tempo húmido." A sua composição é um pouco diferente das anteriores: conchas do mar esmagadas, água da chuva e do mar, terra, partículas de betão e composto de geosmina.
"O que é encantador é que o cheiro pode evocar coisas diferentes para cada cliente. A reprodução de um fenómeno natural dentro de casa pode ligar-nos ao mundo exterior. A ciência olfativa permite que as memórias fiquem connosco e liga-nos a locais específicos", afirmou Gregory à mesma publicação.
L’Art & La Matière, o luxo máximo da perfumaria
Símbolo de luxo e requinte, a coleção de fragâncias da Guerlain tem duas novidades para os amantes de aromas românticos e cheios de personalidade. São os perfumes Rose Chérie e Santal Pao Rosa.
Moncler Pour Homme, um perfume para homens aventureiros
O novo perfume da marca francesa inclui ingredientes naturais, que se distinguem na perfumaria de luxo.
De Ronaldo a Grealish, os segredos de Beleza dos jogadores de futebol
Produtos 2 em 1? Não para estes homens que levam a rotina de Beleza bem a sério.
7 protetores solares para um verão descomplicado
A fotoproteção deve ser obrigatória, já os protetores que deixam a pele esbranquiçada, com texturas massudas e embalagens difíceis, nem tanto. Conheça as fórmulas ultraligeiras, as brumas transparentes e os sticks de bolso, que pensam na pele e no tempo que não temos.
H24, um perfume para homens misteriosos
Há uma nova fragrância masculina que esconde quatro essências. Uma pista? É selvagem e sedutora.
Haverá presente melhor do que o aroma que nos define, ou nos remete para um lugar ou memória especial? Certo é que é inevitável dissociar a época natalícia do universo olfativo. Um valor seguro quando se conhece. Uma surpresa quando se arrisca. Fica a sugestão.
Surpreenda-se com a quantidade de incorreções que pode estar a cometer, e que estão a impedir que os seus abdominais apareçam. Conheça os conselhos de um personal trainer.
O novo perfume da marca francesa inclui ingredientes naturais, que se distinguem na perfumaria de luxo.
De acordo com um estudo realizado no Reino Unido, um terço dos homens britânicos confessa fechar-se na casa de banho para “escapar” à família. “Todos precisamos de um pouco de tempo a sós — para fazer um balanço ou desligar completamente”, alegam.