Salão de Frankfurt: a festa das marcas ‘da casa’
Muito se disse (e escreveu) sobre a ausência de alguns dos ‘major players’ da edição deste ano do Salão Automóvel de Frankfurt, que se realizou entre os dias 12 e 22 de setembro e até contou com protestos contra o impacto negativo da indústria automóvel nas alterações climáticas, mas as novidades apresentadas continuam a mostrar que este certame ainda tem um peso importante para as marcas da casa.
Todas as gigantes alemãs marcaram presença de forma significativa e houve mesmo novidades que podem ajudar a moldar o futuro de três delas. Falamos da Volkswagen, que apresentou (finalmente!) o ID.3, o seu primeiro automóvel de produção eléctrico, da Opel, que mostrou a versão totalmente eléctrica do Opel Corsa e claro, a Porsche, que marcou presença com o Taycan, o seu primeiro eléctrico da história.
Volkswagen ID.3
Já estava disponível para encomenda e até já lhe conhecíamos quase todos os detalhes, mas só o tínhamos visto sob uma forte camuflagem. Era, por isso, uma das apresentações mais aguardadas para Frankfurt e podemos afirmar que não desiludiu.
Porsche Taycan
Podíamos dizer que o Taycan é a resposta da Porsche ao Tesla Model S, mas preferimos acreditar que este era um modelo inevitável para uma marca que tanto sucesso tem conseguido com os seus híbridos, seja em estrada ou em pista. De uma forma ou de outra, o primeiro Porsche de produção totalmente eléctrico já é uma realidade e, segundo a marca de Estugarda, conta com a mesma essência do Porsche 911, o icónico desportivo que anda ‘por cá’ desde os anos 60.
Ainda se lembra quando lhe dissemos que a Porsche prometia um eléctrico tão desportivo quant o seu 911? Pois bem, o Turbo S consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 2,8 segundos e precisa de menos de 10 segundos para chegar aos 200 km/h. Porém, o Taycan Turbo precisa de 3,2 segundos para fazer o mesmo exercício. Em ambos os modelos a velocidade máxima é de 260 km/h. As encomendas já estão abertas em Portugal e a versão mais cara, a Turbo S, tem um preço que começa nos 192.661 euros. A Turbo, bastante mais barata, está disponível desde 158.221 euros.
Land Rover Defender
É impossível substituir um automóvel tão icónico como o Defender e, mesmo assim, agradar a todos. A Land Rover sabia-o mas não teve medo, trazendo-o para o séc. XXI. O resultado? Um todo-o-terreno robusto, ‘carregado’ de tecnologia e a ‘piscar o olho’ ao segmento premium. Apesar da imagem mais moderna, se olharmos com atenção é relativamente fácil encontrar pontos comuns entre este e o Defender que o antecedeu. Ainda assim, a forma é assumidamente mais robusta, detalhe que assenta que nem uma luva num automóvel que carrega em si décadas e décadas de aventuras fora de estrada.
Com chegada prevista para a primavera, o Defender 90 vai começar nos 80.500 euros em Portugal. A versão mais longa, denominada 110, arranca nos 87.330 euros.
A Mercedes levou ao Salão de Frankfurt o Vision EQS, um protótipo que antecipa uma berlina de luxo eléctrica para ‘atacar’ rivais como o Tesla Model S, o ‘vizinho’ Audi e-tron GT ou o próximo Jaguar XJ, que também já se sabe que terá uma versão eléctrica.
Estes números permitem acelerações dos 0 aos 100 km/h em 4,5 segundos e uma velocidade máxima a rondar os 200 km/h. Quanto à autonomia, está fixada nos 700 quilómetros, fruto de uma bateria de iões de lítio com 100 kWh de capacidade.
A Opel foi uma das marcas que mais fichas apostou no Salão Automóvel de Frankfurt deste ano e agora, já em condições de fazer um balanço, podemos dizer que foi uma aposta ganha. Uma das estrelas do ‘stand’ da Opel foi a versão eléctrica do Corsa, o seu ‘best-seller’, denominada Corsa-e. Já tinha sido apresentada, mas foi aqui que se mostrou ao grande público.
As críticas à enorme grelha dianteira do BMW Série 7 e do X7 não assustaram a marca bávara, que surpreendeu no Salão de Frankfurt com o BMW Concept 4, um protótipo que antecipa as linhas do futuro BMW Série 4. O ‘duplo-rim’ de dimensões massivas, na dianteira, pode não agradar a todos, mas garante personalidade e músculo a um carro que, segundo a BMW, já está muito próximo da versão final de produção.
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