Love cars, os melhores automóveis para dar uma volta
Se o senso comum nos diz que não existem maus automóveis para dar uma volta, a verdade é que alguns são melhores do que outros.
Estamos no limiar de uma nova era. A condução autónoma será uma realidade em breve, e nessa altura os automóveis vão abrir toda uma série de possibilidades no que toca a "entretenimento" a bordo, mas pode ser que percam também algum do sex appeal que levou milhares de crianças a terem sido concebidas no banco de trás. Os ingleses (ou serão os americanos?) até têm uma piada sobre isso: "Kids in the backseat may cause accidents...but accidents in the backseat may cause kids.".
A verdade é que existe qualquer coisa num carro que o torna num brinquedo sexual mais excitante que a maioria dos brinquedos sexuais, embora existam alguns cuidados a ter na hora de escolher um love car – e nem tudo gira à volta do espaço disponível. Por exemplo, convém que tenham vidros escurecidos, sobretudo para quem é menos exibicionista. Um bom sistema de som também é importante, porque a música ajuda a criar o ambiente. Idem para um bom ar condicionado – afinal, as coisas vão aquecer – e, dependendo da altura do ano, os bancos aquecidos também não estão nada mal pensados. Ainda assim, o maior cuidado a observar é este: se fizerem sexo, não conduzam. É uma má ideia, acreditem!
Para o ajudar a escolher o seu love car, aqui fica a nossa lista dos automóveis mais sexy do mercado:
Mercedes Classe G - Mesmo no ponto
Comecemos pelo famoso "G Wagon" da Mercedes. Um verdadeiro todo o terreno, um genuíno automóvel de luxo, recheado de conforto e requinte. Duro e forte para chegar a todo o lado, suave e requintado para que a viagem se faça com todo o "carinho". É o veículo certo para partir à aventura, em busca dos spots mais desejados e quando, na Mercedes, dizem que o "G" é abreviatura de Geländewagen, ou veículo de todo o terreno, só podem estar enganados…
Preço: a partir de 163 000 euros
Ferrari GTC4Lusso – Fast and Furious
Digam o que disserem, não existe automóvel mais sexy que um desportivo, e não há desportivo mais sexy do que um Ferrari. Ponto final. Parágrafo.
A grande maioria dos desportivos sofre, no entanto, de um "pequeno" problema para o tema em questão: são excelentes para arranjar companhia, mas vêm com dois lugares muito ergonómicos que permitem poucos prazeres além dos automobilísticos. Um mal que este Lusso, de alguma forma, compensa: como é actualmente o único Ferrari de quatro lugares permite mais algum espaço de manobra(s). Já agora, para um toque final cheio de adrenalina, por que não deixar o motor ligado durante a sessão?
Preço: a partir de 277 000 euros
Tesla Model X – XX
Não somos nós que o dizemos, é a Tesla, que garante que aqui dentro há espaço para tudo. Tudo? Tudo, nós confirmamos. Lá atrás, então, pode configurar a disposição para mais três, quatro ou cinco lugares, ou então deitar os bancos todos e…seja o que deus quiser (em minúscula, para evitar conotações religiosas). Como é um SUV, permite alguma liberdade na hora de escolher um lugar mais isolado ou paradisíaco, tem o maior tejadilho panorâmico de todos os automóveis, tem portas de trás "asas de falcão", que abrem para cima (kinky!), tem elegância e conforto, só lhe falta uma sauna para se parecer com uma suite num motel de luxo e acrescentar mais dois XX ao nome.
Preço: a partir de 100.00 euros
Rolls Royce Phantom - Spirit of Ecstasy
Todo o requinte e o luxo do mundo em quatro rodas colocam este Phantom a par do Ferrari no quociente de excitação. E nós, que nem somos de intrigas, já ouvimos dizer que até a Rainha de Inglaterra teve uma ideia ou duas a bordo do seu Rolls… Neste momento o Phantom é o mais clássico de todos os RR e, portanto, o nosso favorito. Ainda por cima pode optar por um tejadilho com a representação do céu nocturno, graças a 800 luzes de fibra óptica, pelo que alguém vai ficar, seguramente, a ver estrelas.
Preço: a partir de 550 000 euros (aproximado)
MINI – The Italian Job-parte I
O Mini é um dos mais engraçados e icónicos automóveis da história. Desenhado nos anos 1960, foi o "grande" carro de toda uma geração que defendia o amor (e não a guerra) e nunca faltaram piadas (nem concursos) sobre a quantidade de pessoas que cabem dentro de um Mini. Francamente, não queremos saber o que por lá andaram a fazer... A actual geração capta muito bem todo o charme e o espírito da versão original e ainda lhe acrescenta um conforto superior (ai, as costas…) e pequenos toques, como um pack com vários tons de luz interior, para criar ambiente.
Preço: a partir de 20 100 euros
Fiat 500 C – The Italian Job – parte II
O 500 é um pequeno citadino, cheio de pinta. A propósito, a nova vida deste pequeno jovem deve-se ao designer Frank Stephenson que desenhou também a primeira (nova) geração do Mini. O 500 é pequeno sim, ainda mais que o Mini, mas a necessidade aguça o engenho – e a imaginação. Além de que esta versão C, em específico, tem uma capota em lona retráctil que permite a uma das pessoas ficar de pé no seu interior. Abre todo um mundo de novas possibilidades, não é? Especialmente para quem não tem medo de ser apanhado.
Preço: a partir de 17 500 euros
BMW série 7 – Nas nuvens
A série 7 da BMW é uma referência em termos de espaço e conforto, mas os novos 7 estrearam um Pack Executive Lounge nos bancos traseiros. Pode, por exemplo, carregar num botão e o banco do lado do condutor desliza para a frente, deixando imenso espaço cá atrás. Pode colocar um filme sugestivo a passar no ecrã situado nas costas desse banco ou, se o filme for outro, rebater completamente o encosto do banco da frente, deixando a vista desimpedida. Todo o ambiente a bordo é extremamente requintado, e isso rima obviamente com prazer.
Preço: a partir de 105 400 euros
Volkswagen ID.Buzz – Entre na onda
A ID.Buzz é mais um clássico de antigamente que regressa para nos despertar o desejo. A Volkswagen está numa ofensiva eléctrica, e esta Buzz será uma das suas peças mais importantes (depois do ID.3, que a marca já apelidou de novo Golf). A ideia para a nova pão-de-forma será funcionar como roulotte de férias para pequenas famílias, ou surfistas numa qualquer praia escondida. Espaço não lhe falta! Para já, a Buzz ainda não passa de um protótipo que deverá ver a luz do dia daqui por dois anos, a menos que a Volkswagen decida antecipar o lançamento (o que já aconteceu, pois estava inicialmente planeada para 2025). Seja como for, veja as coisas pelo lado positivo: temos todo o tempo do mundo para preliminares.
Preço: não disponível
Os melhores carros para passear com estilo
De cabelos ao vento ou bem protegidos, dos clássicos Morgan aos arrojados buggies para passeios inesquecíveis, esteja muito atento a estes veículos. Há preços para (quase) todas as bolsas. O belo passeio é garantido.
Salão de Frankfurt: a festa das marcas ‘da casa’
Muito se disse (e escreveu) sobre a ausência de alguns dos ‘major players’ da edição deste ano do Salão Automóvel de Frankfurt, que se realizou entre os dias 12 e 22 de setembro e até contou com protestos contra o impacto negativo da indústria automóvel nas alterações climáticas, mas as novidades apresentadas continuam a mostrar que este certame ainda tem um peso importante para as marcas da casa.
O personalizador dos carros dos famosos
O leitor é um jogador de futebol da primeira liga e acaba de gastar um quarto de milhão num supercarro. Apesar disso, ainda lhe falta qualquer coisa… É então que entra em cena Yianni Charalambous – alguém pediu pele de cobra?
Gordon Ramsay, o Chef ‘rockstar’ apaixonado pela Ferrari
O Chef britânico é conhecido por ser uma personagem excêntrica dentro da cozinha, mas aquilo que poucos sabem é que é dono de uma colecção muito especial de automóveis
Michael Fassbender: a estrela de Hollywood que adora as 24 Horas de Le Mans
O ator, que vive em Lisboa com a mulher, a também atriz Alicia Vikander, prepara-se para levar a sua paixão por carros mais longe.
Ferrari junta-se à Armani para lançar acessórios de luxo
A Ferrari pretende avançar no mercado de luxo para os seus acessórios. A fabricante de supercarros está a unir-se a outro ícone de Itália, a Giorgio Armani, para ajudar a empurrar as suas roupas e malas para o segmento de luxo.
Consegue resistir a estes automóveis clássicos?
Os carros não têm de ser aborrecidos! Há modelos que são verdadeiras obras de arte, ícones memoráveis que marcaram a sua época e as gerações seguintes.
A espera valeu a pena! Aí está o novo Ford Bronco
Há muito que o regresso do Ford Bronco era aguardado e a marca resolveu fazer-nos a vontade.
Já aqui o havíamos afirmado: 2021 é um belo ano para efemérides automóveis. E esta é uma das mais importantes.
O modelo da marca francesa de automóveis não só é fácil de estacionar, como pode ser conduzido a partir dos 16 anos. A Citroën oferece a possibilidade de total personalização, abrindo o elétrico ao mercado profissional. Falamos, claro, do Citroën AMI, que até já chamou à atenção do mercado chinês, que o copiou por cerca de 2000 euros.
Pois, é natural que não. Para todos os efeitos, ainda não é vendido em Portugal. Trata-se de um SUV plug-in chinês, “primo direito” do Volvo XC40, que tivemos a oportunidade de testar em Madrid – a marca Lynk & Co está a lançar-se em Espanha e antes de 2023 não virá para Portugal – infelizmente...
Aos 76 anos, o antigo piloto amador de Todo-o-Terreno, volta ao ativo para participar na 35ª edição da Baja Portalegre 500, defendendo que a medicina hiperbárica tem sido fundamental para a sua preparação física.