Robot da NASA aterra às 20h55 em Marte (e pode ver em direto)
A NASA continua à procura de sinais de vida no planeta vermelho, e a mais recente missão é a aterragem do robot "Perseverança" em Marte.

Às 20h55 (hora de Lisboa) poderemos ver em direto do canal de Youtube a aterragem do "Perserverance" (Perserverança, em português), um robot que está a caminho do planeta vermelho há sete meses. Esta manhã, o rover de seis rodas encontrava-se ainda a mais de 400 milhões de quilómetros da Terra, e agora prepara-se para a parte mais difícil da missão: aterrar em segurança. Este processo, que leva sete minutos, é automatizado, sendo feito pela própria nave e contando com a perícia dos engenheiros e programadores da NASA para acertar no local. Até à aterragem há um conjunto de etapas complexas e minuciosas que têm de ser executadas de forma cuidada. Por exemplo, ao entrar na atmosfera de Marte, que funciona como escudo térmico, a sonda desacelera, o que a protege nesta fase. Isto porque as temperaturas durante a descida vão subir até aos 1.300 graus Celsius.
Assim que a delicada sonda estiver a apenas 11 quilómetros da superfície de Marte, será lançado um paraquedas para ajudar na desaceleração. Só depois será lançado o escudo térmico e os foguetes assumem, aqui, o controlo do processo. Ao longo do último minuto, a nave descerá lentamente sob a força de um foguete. Depois, a nave paira e o "Perseverance" desce até à superfície de Marte, usando cordas de nylon. Assim que tal acontecer, a nave parte com rapidez para se autodestruir longe, deixando a sonda fazer o seu trabalho
Veja tudo em direto, aqui:Tudo sobre o Planeta Vermelho num novo livro da Taschen
Galileu viu-o, pela primeira vez, em 1610. Os primeiros astrónomos decidiram chamar-lhe Marte, o deus romano da guerra. As suas paisagens desconcertantes e áridas são estranhas e familiares. Esta nova edição tem centenas de fotografias da NASA para ficarmos a conhecer melhor este nosso pequeno vizinho.
Um edifício histórico do século XIX, localizado entre o Marquês de Pombal e as Picoas, foi requalificado de forma a albergar cinco apartamentos de luxo. Um deles com piscina inserida numa área de jardim quase tão grande quanto o interior da casa.
Sete copos, sete símbolos de fortuna. A coleção da nova marca do Grupo Vista Alegre transforma cada café num ritual de sorte.
Mansões que valem milhões, carros topo de gama, jatos privados e capas de telemóvel no valor de 35 mil euros — assim gastam as suas fortunas os melhores jogadores do mundo. Mas existe, também, um lado solidário que os craques da bola nunca esquecem. E isso, sim, é “jogar bonito”.
Máquinas fotográficas com cunho artístico, um telefone inusitado e uma caixa anti germes. Uma maneira de evitar o barulho e um robot “pet friendly”.