Empresa dos EUA converte ar do deserto em água engarrafada
Este é o primeiro projeto do género a vender ar transformado em água em garrafas.

O Deserto da Arábia dificilmente parece ser o lugar ideal para obter água potável. Mas uma empresa de tecnologia com sede no Arizona está a fazer exatamente isso, naquela que pode ser a primeira operação desse tipo. Em vez de perfurar poços ou purificar a água do mar, a empresa vai extrair a humidade do ar para produzir água engarrafada numa fábrica a 20 quilómetros de Dubai.
A Zero Mass Water pretende usar energia renovável em vez de combustíveis fósseis que abastecem as muitas instalações de dessalinização do Dubai e no resto dos Emirados Árabes Unidos. O projeto poderá oferecer um modelo para outros países com clima seco produzirem água potável de maneira mais sustentável e até estimular avanços agrícolas para melhorar a segurança alimentar.
"A fábrica de engarrafamento é movida a energia solar, as garrafas que usamos são recicláveis e as tampas são sustentáveis", disse Samiullah Khan, gerente-geral da IBV, empresa dos Emirados Árabes Unidos que vai comprar a água. As tampas serão feitas de bambu, disse.
Embora a tecnologia de extrair água do ar seja usada noutros lugares, a operação da Zero Mass destaca-se pela dimensão e intenção de engarrafar a água, de acordo com Roland Wahlgren, da Atmoswater Research, uma empresa de consultoria em Vancouver.
A Zero Mass não vai concorrer com processadores de água a retalho no curto prazo. Inicialmente, apenas será capaz de produzir até 2,3 milhões de litros por ano - aproximadamente o volume de uma piscina olímpica típica.
A tecnologia de extrair água do ar ainda é muito mais cara do que a dessalinização para a mesma produção de água. Por isso, a água da Zero Mass estará na mesma faixa de preço que marcas importadas e sofisticadas, como Evian e Fiji, disse Khan. Estas marcas são vendidas localmente por cerca de 10 dirhams (2,72 dólares) por litro.
A procura por água engarrafada é elevada nos Emirados Árabes Unidos. O residente médio bebeu 127 litros no ano passado, colocando o país entre os dez primeiros no mundo, de acordo com dados da Euromonitor International.
A inteligência artificial que ajuda os humanos em vez de os substituir
A startup norte-americana ASAPP desenvolveu um software que treina os funcionários do atendimento ao cliente para que estes se tornem muito mais produtivos.
Um edifício histórico do século XIX, localizado entre o Marquês de Pombal e as Picoas, foi requalificado de forma a albergar cinco apartamentos de luxo. Um deles com piscina inserida numa área de jardim quase tão grande quanto o interior da casa.
Conhecido pelas suas incríveis cenas de ação em filmes clássicos de Hollywood, Bruce Lee tornou-se numa “lenda” das artes marciais e dos grandes ecrãs.
Sete copos, sete símbolos de fortuna. A coleção da nova marca do Grupo Vista Alegre transforma cada café num ritual de sorte.
Mansões que valem milhões, carros topo de gama, jatos privados e capas de telemóvel no valor de 35 mil euros — assim gastam as suas fortunas os melhores jogadores do mundo. Mas existe, também, um lado solidário que os craques da bola nunca esquecem. E isso, sim, é “jogar bonito”.