Eis a versão do Oktoberfest portuguesa
De 25 de setembro a 6 de outubro, a famosa festa da cerveja alemã instala-se na Vila Vita Biergarten, em Porches, no Algarve.

O nobre festival de cerveja Oktoberfest conta com mais de 200 anos de história. Desde 1810 que, em Munique, vestido a rigor com os icónicos fatos tiroleses, o povo se junta entre cerveja e comida, festejando a tradição e a gastronomia típica. Em toda a sua história, o festival só não se realizou 24 anos, em momentos de guerra ou outras condições especiais (como a pandemia de 2020).

O ambiente e conceito do Oktoberfest tem sido emulado um pouco por todo o mundo e claro que Portugal não poderia faltar nessa lista. A versão portuguesa do festival conta com mais de 10 anos de edições, e instala-se no Jardim da Cerveja do resort de 5 estrelas Vila Vita Biergarten, em Porches, trazendo para a costa algarvia iguarias da Baviera e, claro, muita variedade de cerveja, entre elas a Weissbier da Erdinger, a mais reconhecida produtora deste tipo de cerveja no mundo e parceira do evento.

A equipa do festival veste-se a rigor com os distintos aventais, suspensórios e chapéus típicos da Baviera. Nas habituais mesas corridas, a incentivar o convívio, serão servidos pratos que associamos a uma festa alemã, entre eles charcutaria produzida no resort, salsichas de vários tipos, schnitzels, bretzels, doces Apfelstrudels e até algumas opções vegetarianas.

Para completar o ambiente alemão a banda típica Münchner Gaudiblosn vem diretamente da Baviera para o festival, já presente em todas as anteriores edições algarvias.
Por entre mesas, comida, música e trajes típicos festivos, depois de duas canecas nem saberá a diferença entre o festival algarvio e o alemão.
Onde? Vila Vita Biergarten, Porches, Algarve Quando? De 25 de setembro a 6 de outubro Reservas vilavitabiergarten.com ou 282 381 177
Esta é a melhor pilsner do mundo, segundo os especialistas
Este estilo de cerveja tradicional, está a reencontrar o seu lugar de destaque entre consumidores e críticos. Com um perfil limpo e sabor equilibrado, esta cerveja está a ser redescoberta e celebrada em competições internacionais.
Musa celebra os oito anos com programação especial
Entre os dias 13 e 20 de maio, com uma programação que percorre os vários cantos do país, e desde música à comida, eis o plano para os sete dias.
Cervejas artesanais portuguesas chegam à Oktober Festa
Com um "a" no fim, porque de alemão só tem a inspiração, no dia 12 de outubro, entre Marvila e o Cabo Ruivo brinda-se à cerveja numa festa que se espalha por quatro localizações.
Uma cerveja abençoada (ou como um padre se tornou mestre cervejeiro)
Chama-se Santa Cruz, existe nas versões IPA e imperial season, e é a mais recente ideia do padre Edgar Clara, pároco da Igreja do Castelo, que depois de ter aberto a torre sineira aos turistas, como miradouro, começou agora a produzir cerveja para financiar as obras de restauro de um dos mais antigos templos de Lisboa.
Um edifício histórico do século XIX, localizado entre o Marquês de Pombal e as Picoas, foi requalificado de forma a albergar cinco apartamentos de luxo. Um deles com piscina inserida numa área de jardim quase tão grande quanto o interior da casa.
Sete copos, sete símbolos de fortuna. A coleção da nova marca do Grupo Vista Alegre transforma cada café num ritual de sorte.
Mansões que valem milhões, carros topo de gama, jatos privados e capas de telemóvel no valor de 35 mil euros — assim gastam as suas fortunas os melhores jogadores do mundo. Mas existe, também, um lado solidário que os craques da bola nunca esquecem. E isso, sim, é “jogar bonito”.
Máquinas fotográficas com cunho artístico, um telefone inusitado e uma caixa anti germes. Uma maneira de evitar o barulho e um robot “pet friendly”.