A nova dor de cabeça da Airbnb: festas em casas alugadas na pandemia
Quando a pandemia do coronavírus fechou bares e salas de espetáculos em março, surgiu um novo fenómeno: o arrendamento de casas para festas noturnas.

Promotores de festas profissionais começaram a vasculhar a Airbnb, Vrbo e outros sites de arrendamento de curto prazo para procurar mansões e condomínios de luxo para alugar. As entradas custavam 90 dólares na Eventbrite e no TikTok para saraus com serviço de bebidas e DJs.
"As pessoas queriam escapar das suas próprias casas e vinham ao nosso pequeno bairro para festejar o dia todo, todos os dias", diz Kristen Robinson Doe, moradora de um bairro tranquilo nos arredores de Dallas, onde uma casa de festas estava a ser arrendada por mais de 1.000 dólares por noite.
A casa de cinco quartos, com piscina estilo resort, banheira de hidromassagem, cozinha ao ar livre e campo de minigolfe foi alugada constantemente durante o verão. Kristen observava incrédula enquanto estranhos passavam pelos portões durante todo o fim de semana e dançavam até ao amanhecer, sem máscaras, embriagados - e numa clara violação dos protocolos de distanciamento social.
A Host Compliance, que reúne dados sobre imóveis para arrendamento de curto prazo em mais de 100 cidades dos EUA, registou aumento de 250% nas reclamações de junho a setembro, em comparação com o mesmo período do ano passado. Promotores de festas descobriram rapidamente que "podem arrendar no curto prazo, criar casas noturnas de uma noite e ganhar muito dinheiro com isso", disse Ulrik Binzer, diretor-presidente da Host Compliance, que ajuda municípios no alojamento locar. Vender entradas para festas na Eventbrite e no Instagram é "algo que nunca vimos antes", diz Binzer, que trabalha no setor há cinco anos.
A Airbnb e a Vrbo, da Expedia, tentaram reprimir esta atividade. Apesar das rígidas medidas de fiscalização, as empresas enfrentam dificuldades para acabar com esses eventos. Se um anúncio for banido do Airbnb, muitas vezes ainda pode estar disponível na Vrbo e noutros sites e vice-versa. Se um anfitrião - ou convidado - estiver na lista negra, pode arrendar outro imóvel com outro nome. Alguns organizadores de festas profissionais até dizem aos participantes para se encontrarem num local público para transportá-los para casas particulares, de forma que a morada nunca seja publicada online. Em meia hora, uma casa vazia numa rua residencial pode transformar-se numa completa discoteca.
A Airbnb lançou políticas de segurança e tecnologia de detecção de risco para localizar listas de incidentes. A empresa removeu infratores do site e criou uma equipa de resposta rápida para "casas de festas" e uma linha direta de reclamações para vizinhos.
A Vrbo também tem uma política de "não tolerância", além de um grupo encarregado de descobrir hóspedes que oferecem festas não autorizadas e proprietários que as permitem conscientemente.
"Houve raras ocasiões em que alguém abusou da plataforma e continuamos comprometidos em ajudar os nossos parceiros a proteger as suas propriedades" com informações sobre como evitar que pessoas arrendam os imóveis para práticas irregulares, disse um porta-voz da Vrbo.
E se houvesse uma alternativa ao Facebook?
Um grupo de veteranos da tecnologia está a tentar criar uma opção que evite a desinformação e o discurso de ódio da rede social.
Millennials coreanos aflitos recorrem à bolsa para ficarem ricos
Jenny Lee tem um sonho: ter um apartamento em Seul, capital da Coreia do Sul, onde os imóveis custam cerca de 1 milhão de dólares cada.
A etiqueta para casamentos que deve seguir durante a pandemia
As certezas sobre como o coronavírus se espalha e a flexibilização do distanciamento social estão a levar ao regresso das cerimónias de casamento nos EUA - embora com uso de máscaras e em números menores.
Este é o jogo para smartphone com mais downloads de 2020
Já ouviu falar do Among Us? Mesmo que não o conheça, é o jogo com mais downloads para smartphone, segundo a Sensor Tower.
Convento do Espinheiro, um hotel clássico que já recebeu reis e rainhas
Agora chegou a nossa vez de desfrutar deste grande clássico da hotelaria nacional, em plena cidade de Évora.
O melhor momento para acumular milhas? Quando os aviões estão em terra
A pandemia fez com que cerca de 30% dos aviões mundiais se mantivessem em terra. Contudo, de acordo com Ajay Awtaney, fundador do maior site de milhas aéreas da Índia, este pode ser o melhor momento para os membros dos programas de fidelidade gastarem ou acumularem milhas.
Um edifício histórico do século XIX, localizado entre o Marquês de Pombal e as Picoas, foi requalificado de forma a albergar cinco apartamentos de luxo. Um deles com piscina inserida numa área de jardim quase tão grande quanto o interior da casa.
Sete copos, sete símbolos de fortuna. A coleção da nova marca do Grupo Vista Alegre transforma cada café num ritual de sorte.
Mansões que valem milhões, carros topo de gama, jatos privados e capas de telemóvel no valor de 35 mil euros — assim gastam as suas fortunas os melhores jogadores do mundo. Mas existe, também, um lado solidário que os craques da bola nunca esquecem. E isso, sim, é “jogar bonito”.
Máquinas fotográficas com cunho artístico, um telefone inusitado e uma caixa anti germes. Uma maneira de evitar o barulho e um robot “pet friendly”.