A história inacreditável por trás do incêndio de Notre-Dame
Comovido pela bravura dos bombeiros voluntários que lutaram contra as chamas no incêndio de 2019, o realizador Jean-Jacques Annaud recriou em tela uma das tragédias mais marcantes do século. Uma longa-metragem que funde situações recriadas e imagens reais.
Não há modo de esquecer o dia em que todos os noticiários anunciaram que a Catedral de Norte-Dame estava a arder. O fogo espalhou-se rapidamente pelo templo religioso, construído há 850 anos, e apenas não ficou completamente destruído devido aos esforços dos bombeiros voluntários franceses, imortalizados na obra do realizador Jean-Jacques Annaud.
Tudo começou na tarde de 15 de abril de 2019, enquanto se celebrava a missa da Semana Santa em Paris. Um alarme de incêndio disparou na sala de controlo da catedral – eram 18 horas e 17 minutos. O segurança na sala apressou-se a alertar um colega, que foi imediatamente investigar: haveria um incêndio no sótão da sacristia, mas nada foi encontrado. Pensou-se, aliás, que o alarme de incêndio não era "a sério", como acontece nas simulações, e os indivíduos que assistiam à missa retornaram aos seus lugares. Foram precisos mais alguns minutos para se aperceberem que, afinal, algo estava muito, muito errado.
Por essa altura o incêndio já tinha deflagrado no sótão da nave – e não da sacristia – uma zona conhecida por "floresta", pela sua complexa estrutura de vigas de carvalho que suportavam o telhado. Visto tratar-se de um edifício do século XII (iniciado em 1156 e finalizado em 1345), não continha sistema antifogo – nem aspersores, nem paredes preparadas para a calamidade. Notre-Dame apenas se mantem hoje em pé graças a um pequeno grupo de bombeiros que se voluntariaram a salvar um dos locais mais visitados da Europa. "A destruição total foi evitada por uma questão de 15 a 30 minutos", informou Laurent Nuñez, secretário de Estado do Interior francês (deixou o cargo em 2020) na altura do incidente.
Notre-Dame em Chamas, de Jean-Jacques Annaud, conhecido por realizar O Nome da Rosa, retrata o incidente na íntegra. O objetivo? Precisão documental e grandeza cinematográfica, explica um pequeno texto no site dedicado à longa-metragem. "O princípio base é recriar o incêndio de 15 de abril utilizando imagens de arquivo tiradas naquela fatídica noite juntamente com imagens que ninguém foi capaz de filmar à medida que a tragédia se desenrolava, gravadas em enormes cenários réplica," pode ler-se no site.
Está de volta o fenómeno Ray-Ban Aviator x Tom Cruise
36 anos depois da estreia do filme Top Gun - Ases Indomáveis, o ator volta ao ecrã para uma das sequelas de ação mais esperadas de sempre. Traz consigo os óculos de aviador, que voltaram a explodir em vendas.
8 filmes classificados para maiores de 18 - e que geraram polémica
Com conteúdos de teor sexual, de violência física ou drogas, estes filmes levaram os fãs de cinema a contestar a classificação referente à idade do espetador. Em sua defesa, ou crítica. Eis as razões.
Marilyn Mania: as melhores interpretações do sex symbol, do Cinema à Música
A Netflix acaba de divulgar o trailer de 'Blonde', filme sobre a vida de Marilyn Monroe com Ana de Armas como protagonista e com estreia marcada para 23 de setembro. Pretexto para recordar algumas das mulheres que vestiram a pele da loura mais icónica de sempre.
Cinema à luz da lua de volta a Lisboa
O programa do Cine Society arrancou a 7 de junho no Rooftop Carmo, onde pode ver os seus filmes preferidos debaixo das estrelas.
O primeiro jantar às cegas Beyond Vision chega ao Blind, no Porto, já no dia 23 de novembro.
Com uma seleção cuidada de peças de renome, torna-se um ponto de referência na cidade de Lisboa para amantes de interiores, combinando estilo e funcionalidade com um toque de exclusividade.
O mercado do luxo é fascinante. Põe a maioria das pessoas a sonhar com algo que, na realidade, desconhece ou a que não pode aceder. Mas este setor está a aprender a conhecer-se. Depois de ter sido intocável durante tanto tempo, não ficou indiferente ao novo milénio e reinventa-se.
Conhecido pelas suas incríveis cenas de ação em filmes clássicos de Hollywood, Bruce Lee tornou-se numa “lenda” das artes marciais e dos grandes ecrãs.