Viver

Turkish Airlines acaba com o lugar do meio

A companhia aérea turca acaba de apresentar a sua nova Crystal Business Class – uma forma luxuosa de viajar onde ninguém fica com o muito temido assento central.

Foto: DR
24 de julho de 2024 | Madalena Haderer
PUB
Há muitos tipos de inferno na Terra. No ar há um em particular que vem imediatamente à ideia: o lugar do meio num avião. Quem não teve já suores frios à medida que se aproximava da sua fila, fazendo contas aos lugares e, ainda assim, não querendo acreditar que lhe calhou um lugar do meio? Sem o benefício da proximidade da janela e sem poder levantar-se e sentar-se quando quer, e ainda a ter de lutar a duas frentes pelo controlo dos apoios de braços. A Oeste nada de novo? Muito pior! A Oeste está um bebé aos gritos e a Este está um tipo que tirou os sapatos. Não há lugar mais horrível num avião, principalmente para quem viaja sozinho, e esta jornalista está a ficar com palpitações com as memórias suscitadas pela escrita destas frases. É caso para dizer que tudo é tolerável desde que seja num lugar da coxia. 

Foto: DR
A Turkish Airlines ouviu os clamores dos seus passageiros e decidiu resolver o problema. Enfim, resolveu o problema para quem estiver disposto a pagar uma soma considerável por bilhetes de avião, mas é melhor que nada. A companhia aérea turca decidiu substituir o modelo de lugares 2-3-2, por uma versão mais centrada no conforto e privacidade dos passageiros: 1-2-1. É verdade que senta muito menos pessoas, mas o preço dos bilhetes há-de cobrir qualquer transtorno.

A companhia aproveitou a Feira Internacional de Aviação de Farnborough, Inglaterra, para apresentar a sua nova Crystal Business Class, onde os lugares são pequenas cabines individuais com portas e painéis divisórios. Quando tiver sono, o passageiro pode transformar a sua poltrona numa cama. E, se viajar acompanhado, o painel que divide os lugares centrais pode ser recolhido, para que haja maior proximidade, mas sem comprometer o espaço individual de cada um.

PUB
Foto: DR
Por norma, o design do interior dos aviões costuma ser subcontratado, mas a Turkish quis ser ela própria a desenvolver esta inovação, entregando o trabalho a uma subsidiária. O objetivo era criar algo que fosse único, razão pela qual as peles e tecidos usados nas suites – é isso que a companhia chama a estes luxuosos lugares para um – são todos de origem turca. 

Esta inovação foi lançada depois de a Turkish Airlines ter entrado no número 10 do SKYTRAX, o ranking das melhores business class, tendo sido também reconhecida como a companhia aérea com melhor catering.

A nova Crystal Business Class estará disponível para voos de longo curso.
PUB