Refeições saudáveis e atividade física regular são recomendações que já conhecemos mas, afinal, quanto tempo se deve exercitar por semana?
A Organização Mundial da Saúde recomenda que um adulto faça, pelo menos, entre 150 minutos de atividade aeróbica – o chamado cardio - de intensidade moderada ao longo da semana ou 75 minutos de atividade física mais intensa, ou então um equilíbrio entre os dois. A organização destas sessões depende de cada um, mas a OMS refere que é mais saudável distribuir esse tempo ao longo da semana, como por exemplo, exercitar-se cinco vezes, pelo menos durante 30 minutos.
No entanto, para obter melhores resultados, deve aumentar-se a atividade aeróbica moderada para 300 minutos por semana, ou 150 minutos de atividade física mais intensa. No que toca a atividades de musculação, devem ser realizadas incluindo os maiores grupos de músculos – peito, costas, braços, ombros, pernas - em dois ou mais dias por semana.
Acompanhando as recomendações da OMS, o site do clube de fitness Holmes Place refere algumas atividades de intensidade moderada a fazer: caminhada rápida, jogging leve, andar de bicicleta a menos de 10mph, nadar a um ritmo lento mas constante, hidroginástica e yoga. Se a preferência for atividade física mais intensa, sugerem: corrida, caminhadas em subidas com uma mochila pesada e aeróbica.
O clube de fitness afirma que não existe uma fórmula única para a quantidade de exercícios a fazer. Realçam, no entanto, que tem de haver tempo para recuperar das atividades físicas.