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Portugueses no top 3 dos hóspedes mais inflexíveis e críticos de alojamentos e casas de férias

Portugal aparece em terceiro lugar entre os mais exigentes na avaliação de alojamentos, segundo o software de gestão de propriedades desenvolvido pela GuestReadyPortugal. Portugal segue Itália, em segundo e Espanha, em primeiro.

Foto: Pexels
10 de setembro de 2024 | Lara Duarte / Com Rita Silva Avelar
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No final de uma estadia num alojamento, o lembrete para avaliar a propriedade pode parecer a uns um serviço entediante, mas também pode ser uma oportunidade de melhorar a experiência dos próximos hóspedes (ou de fazer queixas, à portuguesa). O RentalReady, software da GuestReady Portugal, associado a plataformas como Airbnb, Booking.com, GuestReady, Homelike, Vrbo, entre outras, analisou os dados destes inquéritos a mais de um milhão de hóspedes.

Entre os parâmetros mais avaliados, como a limpeza, o processo de check-in, a localização ou a relação qualidade-preço, os que desiludem os hóspedes mais minuciosos, arrecadando as piores pontuações, são a limpeza e a relação qualidade-preço. Em contrapartida, os parâmetros com maior percentagem de satisfação são o processo de check-in, a localização, a comunicação e coerência e a transparência da informação.  

Os espanhóis são os que mais classificam os alojamentos com 1 estrela (3%) e menos com 5 (48%). Por outro lado, os norte-americanos aparecem como os mais satisfeitos, com 68% dos hóspedes a deixarem avaliações de 5 estrelas. Os hóspedes neerlandeses, apesar de seguirem Portugal na exigência, aparecendo em quarto lugar, são os que menos dão avaliações extremas, com uma das mais baixas percentagens de 1 (1%) e de 5 estrelas (49%), mas com a maior percentagem de 4 estrelas (37%).

Esta informação ajuda a que os proprietários "trabalhem para responder às expectativas, podendo assim melhorar o serviço", consoante o nível de exigência dos mercados onde mais operam, como explica Joe Siart, Managing Director do RentalReady. 

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Estas avaliações têm repercussões no negócio dos anfitriões, pois "as plataformas exigem excelência contínua. Uma quebra repentina de avaliação, como dois comentários de 3 estrelas, ou até 4, se falarmos de períodos de época baixa e com menos reservas, podem ser motivo para que um anúncio seja bloqueado e saia do ar", explica Joe Siart, em comunicado de imprensa.

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