Se viu o polémico documentário O Dilema das Redes Sociais, lançado em 2020 pela Netflix, ficou com noção do real impacto que as tecnologias têm nas sociedades. Não é estranho, por isso, que os verdadeiros magnatas "disto tudo" sejam os big bosses da tecnologia. A pandemia não lhes trouxe prejuízo, pelo contrário: superaram o valor das indústrias da moda, finanças e investimento.
A revista Forbes divulgou uma das suas célebres listas com os multimilionários mais ricos desta área, onde sobressaem os nomes de Jeff Bezos, Bill Gates ou Mark Zuckerberg. De acordo com a publicação, há 365 multimilionários com fortunas na tecnologia, contra 241 no ano passado.
É a indústria com o segundo maior número de multimilionários depois das finanças e dos investimentos - com 371. Mas o total das fortunas destes magnatas ultrapassa de longe as de qualquer outro sector. Os 2,5 biliões de dólares dos multimilionários em património líquido coletivo superam os 1,7 biliões de dólares atribuídos à moda e ao retalho e os 1,5 biliões de dólares às fortunas financeiras e de investimento.
Jeff Bezos, CEO da Amazon, lidera o primeiro lugar, com um património de 177 mil milhões de dólares. Segue-se Bill Gates, da Microsoft, com 124 mil milhões de dólares, e Mark Zuckerberg, do Facebook, com 97 mil milhões de dólares. Depois, Larry Ellison, líder mundial do mercado de software de gestão de informação com a Oracle Corporation, com 93 mil milhões de dólares.
PUB