A blockchain Ronin Network (RON), focada em jogos como o Axie Infinity, anunciou ter sido alvo de um hack de mais 625 milhões nas criptomoedas USD Coin (USDC) e Ethereum (ETH). O episódio já é considerado o mais grave da história das criptomoedas, tendo sido roubados, só em duas transações, 173.600 de Ether e 25,5 milhões de USDC, ambas moedas virtuais.
Sabe-se que este ataque está relacionados com as "pontes" que ligam estes domínios, que costumam estar repletas de problemas. "O código de computador de muitos não é auditado, permitindo que os hackers explorem vulnerabilidades dos sistemas. Muitas vezes não está claro quem os administra e exatamente como. As identidades dos validadores, que deveriam autorizar transações em "pontes", estão muitas vezes envoltas em mistério", escreve Olga Kharif, jornalista na Bloomberg. E, no entanto, existem milhares de pontes por aí, e elas movimentam centenas de milhões de dólares em criptomoedas."
O assalto a Ronin traz à tona as preocupações de segurança que atormentam este mercado. Sabe-se que pelo menos cerca de 2 300 000 000 foram roubados das plataformas DeFi em 2021, um salto de 1.330% em relação ao ano anterior, adianta ainda a Bloomberg.