A oligarquia russa não está a ter o melhor dos tempos depois de a União Europeia ter tomado medidas face à guerra da Rússia contra a Ucrânia. Alguns empresários como Vagit Alekperov, presidente da companhia petrolífera russa Lukoil, temem que os governos europeus tomem medidas contra navios do país de Putin que se encontrem em águas europeias.
Vagit Alekperov, por exemplo, possui um mega iate que se encontra em águas espanholas. O Galactica Super Nova está atracado em Barcelona, o que preocupa o proprietário com uma possível intervenção do Estado.
Com 70 metros de comprimento, o Galáctica Super Nova tem uma velocidade máxima de 30 nós (55km/h). O seu sistema de estabilização permite o máximo conforto para os seus convidados, o que faz com que a velocidade seja imperceptível.
O seu design combina o aspeto clássico e contemporâneo. O exterior foi desenhado por Espen Oeino, arquiteto naval, e o seu interior pela marca holandesa Sinot. É um modelo onde a elegância e o conforto brilham. Neste caso, o designer Sander Sinot trabalhou em estreita colaboração com os proprietários para criar um desenho adaptado à vida e ao gosto dos mesmos.
Entre as suas principais características está o seu casco de alumínio, que lhe confere uma personalidade própria e uma maior durabilidade. Se observarmos mais de perto os seus quartos, destacamos a cabine completa, bem como uma suite principal, uma suite VIP e quatro suites duplas.
Também não devemos esquecer a sua piscina de 6 metros. O iate tem também um incrível espaço de 357 metros quadrados no convés, o que, juntamente com o seu interior espaçoso, faz dele um capricho ao alcance de poucos.
O barco chegou a ganhar o prémio de Melhor Arquitectura Naval e Melhor Desenho no ShowBoats Design Awards 2017 em Kitzbühel.