Viver

Deeply revoluciona o surf com fatos de mergulho sustentáveis

Utilizando um material criado - o mineralprene - a partir de conchas de ostra recicladas com pedra calcária, a marca portuguesa demonstra que é possível surfar, mantendo uma pegada ecológica. Tiago Lemos, diretor criativo, conta-nos um pouco mais sobre esta inovação.

Foto: DR
26 de junho de 2024 | Safiya Ayoob / Com Rita Silva Avelar
PUB
A Deeply, uma marca portuguesa de referência no mercado dos fatos de surf, tem vindo a consolidar a sua aposta ecológica com o lançamento de coleções inovadoras. O mais recente avanço nesta estratégia é a introdução do mineralprene, um material sustentável que promete mudar a experiência de surfar, combinando conforto, durabilidade e garantindo aos surfistas uma pegada ecológica significativamente reduzida.

O que é o mineralprene? É uma fórmula de neoprene desenvolvida a partir de uma mistura de conchas de ostra recicladas e pedra calcária, substituindo os tradicionais petroquímicos utilizados na produção de fatos de surf. Esta inovação foi possível graças à parceria de longa data que a Deeply mantém com um fornecedor comprometido com a inovação em materiais ecológicos. Em entrevista, o diretor criativo da marca, Tiago Lemos, explicou: "O mineralprene foi desenvolvido por um parceiro com o qual temos vindo a trabalhar já há vários anos e que procura constantemente a inovação a nível de materiais. Esta mistura proporciona a produção de uma borracha mais confortável e natural sem perder a flexibilidade."

Foto: DR
A reação dos surfistas à introdução do mineralprene tem sido muito positiva. Historicamente, os materiais ecológicos em fatos de surf enfrentavam algum ceticismo devido a uma aparente performance inferior comparada (com os fatos feitos) com materiais petroquímicos. No entanto, Tiago Lemos recorda que, "materiais como o mineralprene hoje em dia já estão ao nível dos materiais mais clássicos. Desta forma, a receção dos surfistas tem sido bastante positiva, principalmente a partir do momento que entenderam que conseguem manter o conforto e também a durabilidade do fato, com um impacto menos prejudicial para o ambiente."

PUB
Foto: DR
A Deeply compromete-se com a sustentabilidade através de diversas ações concretas. A marca desenvolve produtos duráveis e intemporais, escolhendo materiais de alta qualidade para minimizar o impacto ambiental. O diretor criativo sublinha a importância das pequenas ações, "quando desenvolvemos os nossos produtos tentamos sempre que sejam o mais sustentáveis possível. Sabemos as limitações que existem no mundo do surf no que toca a este tema, logo, ao desenvolver um produto temos sempre em conta a qualidade dos materiais utilizados de forma a construir produtos extremamente duráveis e que sejam intemporais."

Foto: DR
Embora não exista uma relação direta entre o material do fato e o desempenho do surfista, um fato bem construído, como os feitos de mineralprene, pode manter o surfista confortável por mais tempo na água. A leveza e flexibilidade deste material, associadas à sua composição sustentável, permitem aos surfistas manter sessões prolongadas sem comprometer o conforto. A marca portuguesa tem vindo a recolher informações valiosas dos atletas da sua equipa e de surfistas em geral para continuar a aperfeiçoar os seus produtos. "No fundo, uma grande preocupação que temos é que o fato de surf não seja de todo uma preocupação para o surfista ao longo da sua surfada. Que possa desfrutar de longas sessões de surf sem perder o conforto," conclui Lemos.

PUB
Foto: DR
Lançado em 2022, o mineralprene tornou-se rapidamente um ingrediente fundamental na composição dos fatos de surf da Deeply. Além de reduzir a pegada de carbono, a combinação de conchas de ostra recicladas com pedra calcária resulta num material mais leve, flexível e confortável, sem sacrificar a performance. Este compromisso com a sustentabilidade reflete-se na estratégia ecológica da marca, que visa garantir um impacto económico, ambiental e social positivo.
PUB