Covid-19 e viagens. Estes são os países que ainda pedem testes e isolamento a quem não está vacinado
Embora grande parte do mundo tenha levantado as restrições fronteiriças, ainda existem alguns países que obrigam a certos requisitos (teste à entrada, isolamento ou vacinação completa) ou que têm as fronteiras totalmente encerradas.
15 de outubro de 2022
PUB
Os dias em que ninguém podia sair à rua, sem ser para passear o cão ou fazer um pouco de exercício, parecem uma miragem. A vacinação global e a necessidade de apresentar um teste à Covid-19 negativo para entrar em diversos locais, bem como para atravessar fronteiras, contribuiu para que a realidade pré-pandemica regressasse quase na totalidade.
As pessoas ansiavam por viajar, como comprovam os dados turísticos do verão passado, segundo a agência de notícias Bloomberg. A indústria do turismo foi das mais afetadas pela pandemia e a economia mundial sofreu uma perda de quatro mil milhões de dólares desde 2020, de acordo com dados da Nações Unidas.
Atualmente, existem 114 destinos sem quaisquer requisitos de entrada no que toca à vacinação, testes ou quarentena. Eis aqueles que ainda não abriram fronteiras ou que necessitam de teste negativo e isolamento para os passajeiros provenientes de Portugal que não têm a vacinação completa, segundo o site de viagem Kayak:
Europa
Ucrânia;
Ásia
Azerbeijão;
China;
Filipinas;
Iémen;
Indonésia;
Paquistão
Turquemenistão;
Territórios Palestinianos Ocupados
Oceânia
Papua Nova Guiné;
África
Angola;
Camarões;
Eritreia;
Essuatíni;
Gana;
Guiné-Bissau;
Guiné Equatorial;
Líbia;
Libéria,
Nigéria;
Níger;
República Centro Africana;
Sudão do Sul;
Serra Leoa;
América
Estados Unidos.
A maior parte dos restantes países, segundo o mesmo site, apenas pede teste negativo à Covid-19 ou não pede quaisquer requisitos.