É em plena Praça da Ribeira, no coração do Porto, que o restaurante Casario (inserido no boutique hotel Gran Cruz House) recebe o sommelier de renome Yoshinobu Kimura, a 27 de junho, para um jantar especial, com vista para o rio Douro, com o objetivo de celebrar a longa relação entre Portugal e Japão. O especialista em vinho fez nome ao trabalhar primeiro no Megu, em Nova Iorque, e posteriormente no Narisawa, vencedor de duas estrelas Michelin no Japão, onde foi aprimorando os seus conhecimentos ao longo de dez anos.
Da colaboração de Yoshinobu Kimura com os chefs Miguel Castro e Silva e José Guedes surge assim um menu de seis momentos, com foco nos pratos de peixe, numa tentativa de hamonizar as raízes gastronómicas portuguesas e a cultura japonesa. A refeição tem assim início com robalo marinado com ervas frescas, seguido de sardinha de São João, tipicamente portuense, e caldo de peixe fumado com cogumelos shiitake e cebolo. Depois, numa mistura de sabores e texturas, indagamos sobre o que nos acabam de servir à mesa: lollipop de lula e camarão, uma invenção de Miguel Castro e Silva que entrou na ementa há alguns anos.
Porco bísaro acompanhado de migas de couve lombarda regado com molho à portuguesa, o único prato de carne, quase que dá por terminado o jantar, se fôssemos esquecer a sobremesa, obrigatória: mil folhas de amêndoa com creme de queijo da Serra e sorvete de fruto vermelhos. A harmonização fica sem surpresa a cargo de Yoshinobu Kimura, cuja escolha irá recair sobre os vinhos do Porto e do Douro da Dalva e da Quinta de Ventozelo, que também irá apresentar uma harmonização com sake, famosa bebida alcóolica japonesa obtida através da fermentação do arroz.
Especializado em restauração nos Estados Unidos, o sommelier optou por abrir um restaurante próprio na capital nipónica em 2019, o Sushi M, cuja cozinha é liderada pelo sushi chef Michimasa Nakamura.
Onde? Casario, do Gran Cruz House, no Porto. Quando? 27 de junho, às 20h. Preço: €60 por pessoa. Reservas: info@grancruzhouse.com