O SUBA fica no hotel Verride Palácio Santa Catarina, na Rua de Santa Catarina, em Lisboa, e tem ao leme o chef Fábio Alves que traz para a cozinha deste restaurante as suas origens de Valpaços, Trás-os-Montes.
Depois de vários prémios, nomeadamente o de Best Luxury Boutique Hotel Restaurant in Portugal e Best Portuguese Cuisine in Portugal, dos Haute Grandeur Awards, o SUBA voltou a receber uma distinção entregue no Dubai – o selo de Best Luxury Restaurant dos International Dining Awards.
Na cozinha, o chef inspira-se no que a herança gastronómica portuguesa tem de melhor e, com a sua equipa, cria os pratos que compõem a carta e os vários menus de degustação do SUBA, em que valoriza os sabores e produtos nacionais que recupera e reinterpreta. Entre os produtos que o chef mais gosta de trabalhar estão sabores fortes e sofisticados como o foie gras e a trufa, mas também ingredientes mais leves como espargos e cogumelos.
No verão, o chef opta por utilizar sabores mais frescos e carnes mais leves, mas a sopa de peixe, um dos seus pratos de eleição, irá continuar na carta por já ser um ícone do espaço, a par da esfera de chocolate, mil-folhas de pêra ou da lula.
A carta do SUBA recebeu várias alterações agora com a chegada do verão, e nós fomos até lá conhecer algumas das novidades. Começámos com um cocktail junto à piscina, que contou com uma prova de dois mini pratos surpresa: um super fresco de melancia, atum e beterraba, e outro de presunto de pato artesanal.
Despois, ainda como entrada, seguiu-se uma vitela maturada, acompanhada de ostra e caviar, e para provar um dos pratos vegetarianos, um brülée de cogumelos, acompanhado de flor de lótus crocante e um molho de espargos.
Dos pratos de peixe tivemos oportunidade de provar o tamboril, com ervilhas e dashy, mas existem ainda os novos pratos de salmonete e de lavagante.
Do lado das carnes, fomos para o novilho com puré de nabo fermentado e molho de foie gras, mas existem outras opções como o cachaço ibérico ou o cabrito de leite.
Além dos menus de degustação e do serviço à carta, o restaurante do Verride Palácio Santa Catarina propõe também o menu do chef, para quem for cliente assíduo e gostar de ser surpreendido. Apresentado em cinco momentos, renovados a cada quinze dias, este menu proporciona sempre uma nova experiência gastronómica (este menu tem o valor de €90 por pessoa, sem bebidas incluídas).
A sala tem capacidade para 40 pessoas, a decoração é simples e mas sofisticada, num ambiente acolhedor e com muita luz. É que a vista sobre o Tejo é fenomenal. E basta subir uns degraus para ter acesso ao terraço que é um autêntico miradouro de luxo. Aí também se pode almoçar ou jantar, usufruindo da extraordinária vista panorâmica da capital.