Receita original. Três em um com o toque de Miguel Castro e Silva
O aipo é daqueles vegetais típicos do Mediterrânio e Norte de África, apesar de se poder encontrar no Cáucaso e Himalaias. Dizem os especialistas que reduz a pressão arterial, previne infeções, é bom para o sistema imunológico e desintoxica o corpo.
26 de maio de 2023 | Augusto Freitas de Sousa
PUB
Segundo alguns estudiosos, o aipo, também conhecido por salsão, foi encontrado na tumba do faraó Tutancâmon que reinou no antigo Egito. Aqui, liga a raia ao funcho numa receita que se pode provar no Restaurante Casario, no Porto.
Raia frita, Puré de Aipo e Pickle de Funcho
Miguel Castro e Silva, Restaurante Casario, Porto
Para 2 pessoas
PUB
Tempo de preparação: 30 minutos
Tempo de confeção: 1 hora
Ingredientes:
200g Raia
250g de aipo
25g de avelã torrada
1 bolbo de funcho
Rebentos de kale
Azeite
Queijo cabra ralado
Sumo e raspa de 1 limão
Sal e pimenta q. b.
1 litro de água
300 ml de vinagre de vinho branco
150 g açúcar
1 frasco de vidro de 1l com tampa
PUB
Preparação: Raia frita Obtenha uma raia seca da Lugrade. Corte-a em tiras finas (cerca de 1,5 milímetros), lave-a e demolhe de 20 a 30 minutos. No final seque bem a raia. Passe-a por farinha de milho e frite. Puré de aipo e avelã Descasque e corte o aipo em quartos, envolva em papel alumínio e leve a assar a 160º graus durante 20 a 30 minutos. Torre a avelã. De seguida, enquanto os ingredientes estiverem quentes, triture-os com um pouco de sumo de limão, o azeite, queijo, tempere de sal e pimenta.
Picle de funcho Lamine o bolbo do funcho. Coloque-o em frasco de vidro com grãos de funcho. Para a marinada, ferva 1 litro de água com o vinagre de vinho e açúcar durante 5 minutos. Em seguida cubra o funcho com a marinada, feche o frasco e coloque-o em tacho coberto com água. Deixe ferver 30 minutos.
Por último, sirva a raia frita sobre o puré e o picle e finalize com os rebentos de kale.