Prazeres / Sabores

Este Niepoort foi considerado o melhor vinho fortificado do mundo

Tem a assinatura de uma das famílias mais conhecidas do Douro, que já vai na sexta geração de produtores. A distinção chega no Dia Internacional do Vinho do Porto que se assinala esta quarta, 27.

Foto: Chef's Agency
27 de janeiro de 2021 | Rita Silva Avelar
PUB
A Casa Niepoort, no Douro, acaba de ser distinguida com um prémio de prestígio, que dá a Portugal e aos portugueses mais um motivo de orgulho. O Vintage 2017 da Niepoort foi considerado o melhor Vinho Fortificado do Mundo, no Concurso Best Wine of The World de 2021

Com base na plataforma Tastingbook.com, de origem finlandesa (é o maior serviço de informações sobre vinhos do mundo,)190 000 profissionais e enófilos votaram, ao longo de três meses, em 20 675 vinhos de 115 países. Ao todo, foram mais de 3 milhões os votos recebidos. Após este período de votação apenas os 100 vinhos mais votados, organizados em seis categorias diferentes, disputaram as finais, que decorreram em dezembro de 2020. 

Na final, os vinhos foram avaliados e classificados duas vezes através de provas cegas pelo júri de profissionais da Tastingbook.com. As seis categorias principais dividiram-se entre Melhor Vinho Tinto, Melhor Vinho Branco, Melhor Vinho Rosé, Melhor Vinho Espumante, Melhor Champagne e Melhor Vinho Fortificado. Foi nesta última categoria que o Vintage Port 2017 da Niepoort venceu a mais alta distinção, um reconhecimento para a casa Niepoort, para o Douro e para Portugal. 

Quando Dirk Niepoort apresentou este vinho ao mercado, em junho de 2019, qualificou-o como “o vinho do Porto mais perfeito” que já provara. Equilíbrio, harmonia, concentração, qualidade de taninos e frescura são algumas das características associadas a este Vintage. Os 100 pontos atribuídos pelo influente crítico de vinhos Robert Parker também já reconheciam publicamente um elevado e invulgar grau de qualidade. Com a distinção por parte do Best Wine of The World 2021, o Vintage 2017 ganha definitivamente um lugar na História – ao lado de outros grandes “vintages” da Niepoort como os de 1927, 1942, 1945, 1955 ou 1970.
PUB


"Criado a partir de vinhas velhas, com idades entre os 60 e os 100 anos, no Cima Corgo, o Vintage 2017 é constituído por uvas de vinhas coplantadas, pisadas a pé, em lagares de granito, com 100% de engaço. Esta crença na mistura de castas, como eram plantadas as videiras antigamente - e que permite sabores únicos e diferentes de ‘terroir’ para ‘terroir’ - é uma das apostas de longa data de Dirk Niepoort" lê-se, no comunicado oficial deste concurso.

"O resultado, em termos de aromas, é um nariz tímido, austero e explosivo, que depois se mostra com incrível concentração, potência, taninos marcantes, mas camuflados (e nunca por motivos de sobrematuração). Este é um vinho com uma frescura única, rara num Porto - uma combinação poderosa e elegante, com um final de boca ousado, seco e longo. Pela sua estrutura e corpo, o Vintage 2017 anuncia-se como um vinho com grande potencial de guarda." Para já, este exemplar ainda pode ser encontrado por €99,90 na Garrafeira Nacional.
PUB