Em Cascais, no centro, encontramos meio escondido, envolto em escuridão e numa rua discreta, o El Clandestino. Lá dentro a animação promete: mal se entra vê-se a azáfama do balcão, onde os chefs cozinham os pratos. O serviço é rápido e eficaz, o staff é simpático desde a escolha dos vinhos aos pratos.
Para entradas, imperdíveis são os croquetes de presunto maturado ao longo de 24 meses, o bao de salmão e a ceviche peruana (peixe branco em cubos, limão, cebola roxa, coentros e batata doce). Como a influência da cozinha vem do Peru e da Ásia, é normal que encontremos também na carta combinações como a de noodles orientais salteados com vegetais e molho asiático ou o peixe do dia grelhado em molho de manteiga, brandy e molho thai, com alcaparras, batata e espargos. Essencial mesmo é não sair sem provar as margaritas - de morango ou tradicional - que são um must.
Por fim, e regressando a Lisboa, ao coração da cidade e no topo do The Vintage Hotel & Spa Lisboa encontramos o V Rooftop Bar, que acaba de renovar a carta para deliciosas propostas de petiscos. Com vista sob a cidade, podemos desfrutar da salada de burrata artesanal com um mix de tomate, nectarina, cebola roxa, manjericão, azeitona e amêndoa ou de um gaspacho delicioso, ainda em mood fim de verão.
Como Setembro ainda é um mês de calor as sugestões são leves e frescas, e aqui também há ceviche: atum com cenoura, abacate, tomate cherry, pickle de cebola roxa e mandioca frita. Para os mais gulosos, há um bife do lombo com batata frita, ovo estrelado e molho de mostarda, para comer à mão e com direito a lambuzar os dedos. Acompanhe com o cocktail do mês, que vai sempre variando: o último combinava gin e manjericão.