Prazeres / Sabores

Associação Viveiro promove a cultura gastronómica da região de Aveiro

O primeiro evento deste tipo destaca-se por desafiar os participantes a descobrir a riqueza local da cidade. Sob a orientação do chef Ricardo Costa, natural da região, as atividades arrancam a 4 de maio e estendem-se até ao dia 14 de dezembro.

Foto: DR
11 de abril de 2024 | Safiya Ayoob / Com Rita Silva Avelar
PUB
A cidade de Aveiro assume o protagonismo como palco do primeiro evento da Associação Viveiro, uma iniciativa que desafia as pessoas a descobrir as relíquias de várias regiões do país. Sob a orientação do chef Ricardo Costa, as atividades começam a 4 de maio, ao mesmo tempo do lançamento do Guia Gastronómico de Aveiro.

Como Capital Portuguesa da Cultura em 2024, Aveiro transforma-se num viveiro de ideias, negócios e tradições ao longo de quatro fins de semana temáticos. Carlos Martins, responsável pela Associação Viveiro, destaca a importância de refletir sobre a gastronomia local em diversas dimensões, desde a histórica até à política, e celebrar a sustentabilidade e o futuro através de jantares, conversas, workshops e espetáculos.

Foto: DR
A iniciativa divide-se em quatro temas - Identidade, Democracia, Sustentabilidade e Inovação - e distribui-se ao longo do ano, com atividades marcadas para maio, junho, setembro e novembro. O Mercado do Peixe de Aveiro servirá como quartel-general, culminando numa Ceia de Natal performática em dezembro. O primeiro fim de semana, dedicado ao tema Identidade, será especialmente marcante. Além do lançamento do Guia Gastronómico de Aveiro, os participantes terão a oportunidade de explorar a identidade dos vinhos da região durante o Dia Internacional da Baga, com visitas a sete produtores da Bairrada.

PUB
Foto: DR
O Museu de Aveiro será palco de uma degustação especial do Guia Gastronómico, curada pelo chef Ricardo Costa, seguida por uma conversa sobre a herança culinária e o legado gastronómico da região. O evento encerra de forma inclusiva, com um workshop gratuito de ovos moles na antiga estação ferroviária de Aveiro, orientado pela Associação de Produtores de Ovos Moles.

Ricardo Costa termina destacando a importância de preservar e promover o rico património gastronómico de Aveiro, enfatizando a qualidade dos produtos locais e a diversidade culinária da região. "Viveiro: Aveiro 2024" avizinha-se uma experiência enriquecedora para toda a família, reunindo residentes e visitantes para celebrar a identidade gastronómica desta bela cidade que tem a ria de onde vêm das mais deliciosas ostras do país.
PUB