O segredo bem guardado de Viana do Castelo foi revelado. De acordo com o Booking.com, site de marcação de estadias, esta cidade do norte de Portugal é a terceira cidade mais acolhedora do mundo, ultrapassada apenas pelo Arraial d’Ajuda, no Brasil – com um nome destes, se não fosse amigável, seria, no mínimo, publicidade enganosa –, e por Ermoupoli, na Grécia. A lista faz parte da 12ª edição anual do Traveller Review Awards, que o Booking.com acaba de apresentar, e revela a lista dos 20 sítios mais acolhedores da Terra, fazendo uma distinção entre a 10 cidades mais hospitaleiras e as 10 regiões mais calorosas – se pensa que já chegámos ao fim da lista de sinónimos da palavra "acolhedor", desengane-se porque temos mais. No ranking das regiões, o primeiro lugar é ocupado por Perthshire, na Escócia, seguida de Penghu, em Taiwan, e Boyacá, na Colômbia.
Para chegar a estas conclusões, o Booking.com debruçou-se sobre 309 milhões de reviews dos seus clientes, e chegou à classificação final baseando-se na quantidade de acomodações premiadas em cada cidade, com destaque para a qualidade da equipa e a hospitalidade. Para além disso, levou em consideração a oferta de experiências locais autênticas e a simpatia dos habitantes.
Sobre o Arraial d’Ajuda, o Booking.com referiu a sua lindíssima costa com praias tranquilas, com sítios para estender a toalha completamente desprovidos de pessoas, mas onde, ainda assim, vai passando um vendedor de queijo assado – algo que a jornalista da Must, por acaso, teve oportunidade de confirmar, tal como a temperatura cálida da água e a sua limpidez. A população é, sem dúvida, particularmente simpática e prestável, mas o mesmo pode ser dito sobre inúmeras cidades brasileiras.
Já Ermoupoli e Viana do Castelo, ambas situadas à beira-mar são celebradas pelo seu património marítimo, riqueza cultural e relevância histórica – e certamente também pela simpatia do seu povo, dizemos nós, embora não possamos falar pelos gregos.
No ranking das regiões mais acolhedoras, Perthshire, na Escócia, está no topo do pódio. As típicas paisagens escocesas, com serenos riachos, colinas escondidas pelo nevoeiro e bonitos castelos, oferecem um pacote completo de beleza natural e histórica. Pela diversidade que oferece, Perthshire é o destino ideal para todo o tipo de viajantes. No segundo lugar, Penghu, um arquipélago de 90 ilhas no estreito de Taiwan, é um verdadeiro destino paradisíaco. Já Boyacá, na Colômbia, no terceiro lugar, com o seu charme colonial e paisagens tropicais, a fazer lembrar um pouco a cidade de Ouro Preto, no Brasil, oferece um contraponto histórico para quem prefere viagens com um pouco mais de substância.