Depois de outros dois projetos residenciais bem sucedidos – o Liberdade 49 e o NAU –, a Príme Portugal e a QuartoSala voltam a juntar-se para transformar um apartamento na capital, localizado no edifício BOW. Este prédio fica no número 123 da Avenida Duque de Loulé, com vista para o Parque Eduardo VII e sobre o Tejo, e foi construído pela própria developer Príme, empresa fundada em 2017, juntamente com Ana Costa. A arquiteta segue as pisadas do seu pai Daciano da Costa, considerado por muitos o "pai" do design em Portugal. Após a sua morte, foi Ana quem ficou a tomar conta do Atelier Daciano da Costa – ou Ana Costa Arquitetura e Design como também é conhecido desde 2011.
O BOW, anteriormente um conjunto de escritórios, é agora composto por 18 apartamentos, que vão desde T1 a T3, distribuídos por nove andares, com ginásio privado, apenas para residentes, e lugares de estacionamento atribuídos a cada uma das unidades. Após a fase de construção, a QuartoSala uniu-se a este projeto e mobilou um destes apartamentos. O resultado desta colaboração? Uma obra arquitetónica caracterizada pelas suas linhas minimalistas e precisas, com mobiliário de marcas conhecidas a nível global, como Poliform, Knoll e Edra, para além de peças assinadas por designers brasileiros, como Sérgio Rodrigues e Jader Almeida.
Relativamente aos materiais, as escolhas passam pela madeira de carvalho, mármore e lacados, combinados com inteligência integrada, eficiência energética e um layout funcional. Logo à entrada, que visita o edifício é recebido por uma porta de seis metros que dá acesso ao átrio e a um hall dourado. No interior, os apartamentos destacam-se pelo espaço e luminosidade, e pelos acabamentos e equipamentos de última geração.
A QuartoSala nasceu em 1995 e é hoje um dos maiores nomes no universo do design de interiores português. Com três décadas de experiência e uma equipa multidisciplinar, assina este trabalho com o seu estúdio Signature, dedicado a colaborações de autor com arquitetos e marcas.
"O que distingue verdadeiramente este projeto é a atenção dada ao detalhe, e à forma como a arquitetura minimalista e os interiores foram pensados. Mais do que um espaço, este projeto é reflexo de uma curadoria precisa e meticulosa", esclarecem, em uníssono, Pedro d’Orey e Clemente Rosado, sócios da QuartoSala.