A agência de notação financeira Standard and Poor's alerta para o facto de um quinto das receitas externas portuguesas, ou seja, 8% do valor acrescentado bruto vir diretamente do turismo, um setor que está a ser fortemente afetado pelos efeitos da propagação do coronavírus.
Os especialistas consideram ainda que os riscos para Portugal devido ao surto do novo coronavírus são "consideráveis", e já prevêem um défice em 2020. Contudo, a agência decidiu manter o rating e a perspetiva positiva de Portugal, prevendo um "crescimento em U" da economia portuguesa a partir do segundo trimestre, "à medida que a situação externa se desenvolve".
O impacto na despesa orçamental das medidas que precisaram ser tomadas frente ao novo vírus são da ordem dos 300 milhões de euros, conforme informou o ministro de Estado e das Finanças, Mário Centeno, à Lusa. Este valor refere-se apenas às duas próximas semanas que antecedem as férias escolares da Páscoa.
Enquanto aguardamos um abrandamento global e mantemos as expetativas económicas de melhora, reunimos em imagens do impacto já percetível ao redor dos principais pontos turísticos nalguns dos principais países afetados pelo Covid-19.