Arquiteto japonês desenha uma biblioteca que se funde com a Natureza
Numa fusão brilhante com a Natureza, a biblioteca Ibsen é uma homenagem ao dramaturgo nortuguês, autor da famosa peça 'A Casa de Bonecas', que ao longo dos anos deu origem a várias outras obras.
15 de março de 2021 | Rita Silva Avelar
PUB
Em Skien, terra nataldo dramaturgo e poeta norueguês Henrik Ibsen que é considerado um dos criadores do teatro realista moderno, foi recentemente erguida uma biblioteca em sua homenagem, desenhada pelo gabinete de arquitetura paisagística Kengo Kuma & Associates.
O arquiteto japonês Kengo Kuma idealizou um edifício contemporâneo, com linhas minimalistas, organizado, e com um estilo poético que faz jus à obra deste artista. Assim nasce a biblioteca Ibsen, erguida pelo gabinete japonês em parceria com as empresas Mad Arkitektere Buro Happold Engineering.
De acordo com a Traveler, a ideia foi criar um cerne cultural atraente e aberto que estivesse em harmonia com a Casa Ibsen, já ali existente, e privilegiar o ambiente natural do parque envolvente. O gabinete do designer pretendeu transformar o cenário escolhido no novo epicentro cultural da cidade, razão pela qual existem múltiplas entradas. O edifício funde-se na perfeição com a forma curvilínea do parque, dando origem a espaços interiores e exteriores que estão totalmente integrados na paisagem.
PUB
Na construção, privilegiou-se a origem sustentável dos materiais. Os pavimentos e paredes têm acabamentos em madeira, a fachada é feita de vidro, trazendo amplitude ao interior e uma sensação de levitação ao telhado, também composto por ripas de madeira a evocar as páginas soltas de um livro.