Prazeres / Drive

Mercedes-AMG G63 é agora um G-Falcon para a realeza milionária

Alto gabarito distingue-se no tejadilho gravado à mão com padrões intricados ligados à natureza em redor do falcão.

09 de julho de 2024

É certo que se destina a um segmento de nicho mas nunca a personalização própria de modelos distintos pelo seu poder na estrada esteve tão fervilhante como na atualidade. Agora foi a vez da Carlex Design deitar as mãos ao G63 da Mercedes-AMG para transformá-lo numa obra de arte barroca onde o luxo e a tecnologia transbordam de exclusividade.

Baptizado como G-Falcon pela preparadora polaca, a aprimorá-lo está um kit de carroçaria em fibra de carbono que não deixará ninguém indiferente. O seu alto gabarito distingue-se logo no tejadilho gravado à mão, com padrões intricados ligados à natureza em redor do falcão, a que se somam toques subtis em dourado no metal polido.

Mais gravuras manuais podem ser apreciadas nas molduras laterais e nas cavas das rodas, com os padrões decorativos esculpidos à mão a contrastarem com a pintura personalizada. Um toque ainda mais realçado pelo revestimento escovado da carroçaria em âmbar com um quilo de pó de diamante, a dar um efeito mágico ao SUV quando visto ao vivo. A proposta é coroada com detalhes como as letras G-Falcon em metal maciço no capô e na capa da roda sobresselente, e emblemas nas portas, todos finalizados à mão com a máxima precisão.

O carro é equipado com rodas forjadas de 24 polegadas projectadas pela Carlex Design, com o acabamento a ser na mesma pintura escovada da carroçaria.

Interior barroco

O interior segue as mesmas premissas, com a pele patinada e cosida à mão, num processo que combina a tradição clássica com os mais recentes métodos de fabricação de forma eficaz. O couro castanho cobre quase todo o habitáculo, desde os assentos até ao tabliê, sem esquecer as fendas e cantos que os cercam; o que não é coberto em pele é adornado com gravuras em relevo. Aos bancos pouco falta para serem considerados verdadeiros tronos, numa combinação que faz deste SUV um autêntico palácio sobre rodas. O que não foi mexido foi o V8 biturbo de 4.0 litros, mantendo-se assim os 585 cv e 850 Nm passados às quatro rodas através duma caixa automática 9G-Tronic de nove relações.


Um poder de fogo mais do que suficiente para cumprir os zero aos 100 km/hora em apenas 4,5 segundos, com a velocidade máxima a bater nos 220 km/hora.

Sendo a variante mais poderosa da gama, as suas capacidades para o off-road foram afinadas para que nenhum obstáculo lhe faça frente. Duvidoso será encontrar um aventureiro suficientemente louco que leve este Mercedes-AMG G-Falcon para o meio do mato. Afinal, este exemplar único concebido pela Carlex Design nos últimos quatro anos custa apenas uns módicos 2 milhões de euros.

Saiba mais Mundo, Mercedes-AMG G63, G-Falcon, Realeza milionária
Mais Lidas
Drive 7 museus para viver a paixão pelos automóveis

A velocidade e a competição não são os únicos combustíveis dos aficionados por automóveis. Selecionamos sete museus onde se contam histórias, se celebram marcas, se contempla uma indústria em constante movimento e se aprecia a arte do design. Uma viagem com paragens obrigatórias em França, Itália, Alemanha, Estados Unidos e, claro, no Caramulo, em Portugal.

Drive Já viu por aí este carro, o Lynk & Co 01?

Pois, é natural que não. Para todos os efeitos, ainda não é vendido em Portugal. Trata-se de um SUV plug-in chinês, “primo direito” do Volvo XC40, que tivemos a oportunidade de testar em Madrid – a marca Lynk & Co está a lançar-se em Espanha e antes de 2023 não virá para Portugal – infelizmente...

Drive Opel Mokka-e: foi você que pediu um EV?

Prestes a mudar de nome (calma, vai continuar a ser Mokka) e a melhorar a autonomia, este será porventura o mais lógico modelo da Opel a receber uma motorização 100% elétrica. Dir-se-ia mesmo que só podia ser um EV, tal o modo como esta lhe assenta como uma luva.