Carro elétrico mais popular na Europa não é um Tesla
O citadino, vendido a partir de 32 mil euros, percorreu um longo caminho desde 2009, ano em que foi apresentado.
Quando divulgou os seus números de vendas na semana passada, a Renault chocou aqueles que só prestaram atenção ao gráfico da ação da Tesla. O Zoe, veículo totalmente elétrico da fabricante francesa, superou o Model 3 como o carro elétrico mais vendido na Europa no primeiro semestre.
O citadino, vendido a partir de 32 mil euros, percorreu um longo caminho desde um dia em 2009, quando Carlos Ghosn, então na liderança da Renault, revelou uma versão conceptual do modelo no Salão do Automóvel de Frankfurt. Foi promovido como o segundo carro ideal para famílias, e o início da transição da Renault para a produção de carros ecológicos que não aqueceriam o planeta.
O Zoe começou a "gatinhar" três anos depois. Algumas atuallizações e um novo design lentamente conquistaram os consumidores. Subitamente, no ano passado, algo mudou. Com quase 38 mil unidades vendidas na Europa durante os primeiros seis meses de 2020, o hatchback de quatro portas superou o Model 3 da Tesla, o Golf elétrico da Volkswagen, e o Leaf da Nissan.
"É basicamente o mesmo carro que existe há muito tempo", embora com algumas melhorias em autonomia, tecnologia e design, disse Felipe Muñoz, analista da consultora de indústria automobilística Jato Dynamics. "Portanto, o recente sucesso é um pouco surpreendente."
Não é tão surpreendente considerando os incentivos agora disponíveis para os consumidores dispostos a comprar carros elétricos em França e na Alemanha. O governo francês oferece até 7 mil euros para a compra de um veículo elétrico, e um programa de bónus para a troca de carros usados pode incluir outros 5 mil euros em subsídios. A Alemanha oferece incentivos de até 9 mil euros por veículo.
Embora a pandemia da Covid-19 tenha reduzido o tráfego nas maiores cidades do mundo por um período, o congestionamento do tráfego está a aumentar novamente. O Zoe funciona bem em centros urbanos devido à sua forma estreita e quadrada e capacidade de manobra.
Mas a concorrência chegou com o tão esperado ID.3 da Volkswagen, cujas vendas começaram esta semana a partir de 38 mil euros. E a PSA está promovendo dois novos modelos elétricos, o Peugeot 208 e o Opel Corsa. "O ID.3 será melhor do ponto de vista tecnológico, mais próximo do Model 3", disse o analista do setor automotivo da Bloomberg Intelligence, Michael Dean, prevendo que o Zoe pode ficar para trás.
A espera valeu a pena! Aí está o novo Ford Bronco
Há muito que o regresso do Ford Bronco era aguardado e a marca resolveu fazer-nos a vontade.
Love cars, os melhores automóveis para dar uma volta
Se o senso comum nos diz que não existem maus automóveis para dar uma volta, a verdade é que alguns são melhores do que outros.
Já aqui o havíamos afirmado: 2021 é um belo ano para efemérides automóveis. E esta é uma das mais importantes.
Pois, é natural que não. Para todos os efeitos, ainda não é vendido em Portugal. Trata-se de um SUV plug-in chinês, “primo direito” do Volvo XC40, que tivemos a oportunidade de testar em Madrid – a marca Lynk & Co está a lançar-se em Espanha e antes de 2023 não virá para Portugal – infelizmente...
Aos 76 anos, o antigo piloto amador de Todo-o-Terreno, volta ao ativo para participar na 35ª edição da Baja Portalegre 500, defendendo que a medicina hiperbárica tem sido fundamental para a sua preparação física.
O mundo automóvel vive em constante e acelerada mudança. De gadget mais ou menos curioso, o veículo elétrico evoluiu e tornou-se presença habitual na paisagem citadina. Mas terá chegado a altura de abandonar em definitivo o motor de combustão interna? Nesta primeira parte do artigo, analisemos a oferta atual de modelos 100% elétricos.