O Pagani Huayra é uma das criações mais fantásticas das últimas décadas e por isso, quando a pequena fabricante italiana informou que estava a trabalhar numa versão ainda mais radical, denominada Huayra BC, ficámos impressionados.
Este modelo acabou por ser revelado e comprovou tudo aquilo que tínhamos antecipado, afirmando-se como uma das propostas mais radicais que alguma vez deixaram as instalações da marca de Horacio Pagani, em San Cesario sul Panaro, na província italiana de Modena. Agora, a Pagani resolveu aplicar a mesma fórmula ao modelo descapotável do Huayra e criou o Huayra Roadster BC.
Com uma produção limitada a apenas 40 unidades - que já estão todas vendidas! - e com um preço base de 3 milhões de euros, o Huayra Roadster BC é um dos descapotáveis mais caros e exclusivos da actualidade.
Continua a assentar na mesma mecânica da versão coupé, que tantos elogios recebeu, mas ‘perdeu a cabeça’ e adoptou um tejadilho desmontável que é composto por vários elementos em fibra de carbono. O carbono é, de resto, um dos materiais mais usados neste modelo, tal como o alumínio, decisão que permitiu alcançar um peso total de 1250 quilos, menos 30 quilos que um Huayra Roadster convencional.
A imagem está longe de ser discreta, mas sejamos sinceros, ninguém espera que um carro que custa 3 milhões de euros passe despercebido. A habitual elegância italiana contrasta com soluções técnicas revolucionárias e com um pacote aerodinâmico muito agressivo, fundamental para prender este ‘monstro’ à estrada. A uma velocidade de 280 km/h este Huayra consegue gerar 500 quilos de força descendente. Impressionante!
A alimentar este hiperdesportivo está um motor V12 biturbo de 6.0 litros feito pela Mercedes-AMG especialmente para a Pagani. Tem 802 cv de potência, 1050 Nm de binário máximo e está associado a uma caixa automática Xtrac de sete velocidades e a um sistema de tracção traseira.
A Pagani ainda não revelou as performances oficiais para este modelo, mas já mencionou que o Roadster BC será
capaz de gerar 2.2G de forma lateral, e isso chega para deixar qualquer um em sentido.