O truque para proteger o volante do sol que não devemos usar
Quando estacionamos um carro ao sol, há partes que podem chegar aos 70 graus. Há que saber o que fazer para as proteger devidamente.
22 de agosto de 2023 | Ângela Mata
PUB
Na época de verão, quem tem carro gosta de duas coisas: primeiro, arranjar lugar para estacionar, segundo e se possível, à sombra. Acontece que isso nem sempre acontece, e muitas vezes temos mesmo que deixar o carro debaixo de um calor abrasador, durante várias horas. Um volante ao sol, por exemplo, pode atingir rapidamente mais de 50 graus, se as temperaturas exteriores estiverem perto dos 40.
Nestas situações, há que tentar proteger ao máximo o carro, pelo menos no seu interior. A maioria usa o protetor solar do parabrisas para fazer sombra ao volante e a toda aquela área, mas nem sempre isso é suficiente. À conta disso, entretanto houve um truque que se tornou popular nas redes sociais, para evitar que o volante do carro fique a queimar quando colocamos lá as mãos, mas na verdade este não deve ser usado.
Para evitar esse aumento de temperatura no volante, na zona onde colocamos as mãos, uma escola de condução espanhola propôs que se gire o volante meia volta para evitar que o sol atinja aquela área onde deve ser conduzido. Este truque, no entanto, não está assim tão recomendado.
Isto porque o esqueleto do volante de um carro é um aro feito de magnésio, alumínio ou aço que, após exposição prolongada ao calor, aumenta de temperatura no seu todo, e sem muitas diferenças entre a parte que apanha o sol e a parte mais protegida. Além disso, o sol muda de posição ao longo do dia, logo, as partes do carro que estavam protegidas pela manhã, podem ficar totalmente expostas horas depois.
Mas existem outros pontos contra o truque de virar o volante. É que virar dessa forma a direção do carro, enquanto estacionado, pode causar acidentes, pelo facto das rodas não estarem direitas, ou até avarias mecânicas. Estacionar com a direção virada faz com que, quer o circuito hidráulico, quer o amortecimento fiquem em esforço desnecessário, provocando desgastes. É sempre conveniente estacionar com as quatro rodas completamente direitas.
A melhor forma de evitar que o volante do carro atinja uma temperatura tão elevada é cobri-lo com uma capa própria, geralmente feita com o mesmo material refletor que é usado para os protetores da zona do parabrisas.