Num mundo cada vez mais dominado pelo "politicamente correcto" e onde a electrificação e a tecnologia ditam as regras, parece existir cada vez menos espaço e vontade de regressar ao passado, em busca de inspiração para o futuro. A explicação é simples: estes têm obrigatoriamente que ser tempos diferentes.
Mas porque a memória tem muito valor, há marcas que continuam empenhadas em não esquecer as suas raízes, brindando os seus clientes com séries especiais que são uma verdadeira viagem no tempo. A Jaguar Land Rover (JLR) é um bom exemplo disso.
Através do programa "Reborn", a Jaguar Land Rover Classic permite que qualquer cliente chegue à sede da empresa, em Oxford Road, Coventry, no Reino Unido, e compre o Jaguar ou o Land Rover clássico com que sempre sonhou. É um processo longo - um restauro pode levar até 18 meses - e caro, mas o resultado compensa.
Há propostas para todos os gostos, desde um Range Rover de primeira geração até ao elegante Jaguar E-Type, sem esquecer o Land Rover Series I nascido em 1949. Para além disso, a JLR resolve de vez em quando brindar-nos com criações ainda mais especiais, capazes de arrancar um suspiro a um apaixonado por clássicos. E é precisamente isso que acaba de acontecer com o Land Rover Defender Works V8 Trophy, um modelo com raízes no mítico Camel Trophy.
Falar de competições e aventura é falar do Camel Trophy, um rali com duas décadas de história, que já se realizou um pouco por todo o mundo, e que desde a segunda edição contou com o apoio da Land Rover. Estas expedições tornaram-se famosas por colocar máquinas e pessoas à prova contra os piores obstáculos que a Natureza tem para oferecer. Aos pilotos exigia-se perícia ao volante, coragem, resistência e conhecimentos de mecânica suficientes para resolver os percalços que fossem aparecendo. Aos carros exigia-se tudo e mais alguma coisa.
Desde a primeira edição, em 1980, na Rodovia Transamazónica, no Brasil, até à última, em 2000, entre o Tonga e Samoa, na Oceânia, foram muitos os modelos da marca britânica a participar: desde os Series III aos Defender (90 e 110), passando pelos Range Rover, Discovery e até o mal-amado Freelander. Agora, o Land Rover Defender Works V8 Trophy presta tributo a todo este legado e apresenta-se sob a forma de uma edição especial limitada a 25 exemplares.
Animado por um motor V8 atmosférico de 5,0 litros de capacidade que produz 405 cv de potência e 515 Nm de binário máximo, associado a uma caixa automática ZF de oito velocidades, este Land Rover Defender Works V8 Trophy conta com tração integral (com caixa de transferência de duas velocidades), diferencial central autoblocante e diferenciais dianteiro e traseiro reforçados. A suspensão tem eixos rígidos à frente e atrás, molas helicoidais, amortecedores telescópicos e barras estabilizadoras.
Por fora, além da icónica cor escolhida para a carroçaria, muito semelhante à que vimos no Camel Trophy, destacam-se as modificações operadas pela Land Rover Classic, tais como o porta-bagagens de tejadilho, as proteções inferiores, as luzes adicionais, os pneus de todo-o-terreno, a entrada de ar elevada, o guincho frontal e toda a estrutura de proteção exterior.
Por dentro, e para contrastar com a assinatura robusta do exterior, salta à vista o couro Windsor, acompanhado por costuras em amarelo. Os bancos desportivos Recaro lembram-nos que estamos perante uma proposta com registos imponentes, mas a qualidade dos acabamentos, o sistema de infoentretenimento moderno e o relógio desenhado por Elliot Brown especialmente para este modelo dão um toque extra de classe, bem ao estilo british.
Só serão produzidas 25 unidades deste Defender Works V8 Trophy (distribuídas entre carroçarias 90 e 110), cada uma com um preço base de 195 mil libras, qualquer coisa como 222 mil euros. É uma pequena fortuna, é certo, mas é este o preço a pagar por um pedaço de história da Land Rover, que para assinalar o momento também anunciou um novo evento competitivo, denominado Land Rover Trophy, inspirado no Camel Trophy e no G4 Challenge, o seu sucessor.
A competição deverá acontecer este ano no Castelo de Eastnor, no Reino Unido. Numa primeira fase os participantes terão sessões individuais com especialistas da marca britânica que os ensinarão a tirar o máximo proveito dos seus Defender Works V8 Trophy. Depois, segue-se uma vertente mais competitiva, onde cada piloto será avaliado nos vários desafios que tem de ultrapassar. Resta-nos esperar que a Covid-19 não troque os planos à organização.