Livro. Os 100 momentos marcantes da Fórmula 1
A nova obra da Assouline — "Fórmula 1: The Impossible Collection" — celebra 70 anos de F1 com os momentos mais trágicos, mas também os mais emocionantes, do automobilismo. São eles que hoje constroem a história de um dos desportos mais vistos do mundo.

Até para o maior fã de Fórmula 1, dirigir uma única volta de um Grand Prix seria virtualmente impossível — mas para os vinte pilotos das dez equipas atuais da competição, aqueles percursos fazem parte do quotidiano. Para celebrar o 70º aniversário da Fórmula 1, a Assouline apresenta uma nova edição da Ultimate Collection, que narra os acontecimentos que têm vindo a elevar a modalidade desde 1950 — quando eram apenas um pequeno grupo de carros a fazer corridas — até aos tempos atuais, tornada desporto global com milhões de admiradores pelo mundo.

Destacando inovações técnicas, conquistas e os finais das corridas mais marcantes, Formula 1: The Impossible Collection conta com 100 momentos que ficaram para a história da competição, dos mais trágicos aos mais emocionantes de todas as temporadas. Foi escrito por Brad Spurgeon, tem 228 páginas com 180 ilustrações e dá ênfase à história de diversos pilotos, que vão desde nomes que marcaram o início do automobilismo até aos pilotos mais recentes. Entre eles, Juan Manuel Fangio, Bruce McLaren, Enzo Ferrari, Colin Chapman, Bernie Ecclestone, Jackie Stewart, Niki Lauda, Alain Prost, Ayrton Senna, Jean Todt, Michael Schumacher, Lewis Hamilton e Max Verstappen.
A paixão de Brad Spurgeon por este desporto nasceu quando ainda era pequeno, depois de ter participado no primeiro Grand Prix do Canadá, em 1967. Hoje, já contribuiu com artigos para publicações em todo o mundo, relatou sobre a Fórmula 1 para o International Herald Tribune e no The New York Times por mais de duas décadas e apareceu como especialista desta mobilidade no Eurosport, CNN e L'Équipe TV. Vive em Paris e trabalha tanto como escritor como também cineasta e músico freelancer.

A Ultimate Collection é composta por 69 livros de mesa, cada um deles uma publicação de luxo. Feitos à mão, envoltos em ostentosas caixas decorativas que assemelham um livro, focam diferentes temas, como alta costura, artes, viagens, arquitetura e gastronomia. Entre as edições, encontramos Rolex: The Impossible Collection, Rare Cars: The World's Most Exclusive Rides e The Impossible Collection of Whiskey.
A popularidade da série Drive to Survive, fenómeno da Netflix que acompanha o backstage das equipas e corridas do Campeonato Mundial de F1, trouxe um novo olhar sobre o que é esta modalidade desportiva. A série recebeu a sua primeira temporada em 2019 e conta já com um total de sete temporadas, que vêm ao longo do tempo reunindo cada vez mais fãs, principalmente entre o público jovem.

Agora, com este livro — que está à venda pelo valor de €1.400 a partir do dia 1 de maio em Assouline.com — os mais interessados poderão ficar a saber mais sobre o passado da modalidade, num tributo tanto ao desporto como a todos que fizeram parte dele ao longo do tempo. "Tu nunca saberás como um piloto se sente quando vence uma corrida. O capacete esconde emoções inexplicáveis" — Ayrton Senna.
Livro. A melhor e a pior publicidade norte-americana dos anos 2000
Os anúncios publicitários dizem muito sobre a cultura de determinado sítio num dado momento, os usos e costumes, o Zeitgeist e – certamente – os hábitos de consumo. Há muitas formas de contar a história do mundo – esta é uma delas.
Livro. História de 225 anos de auto-retratos em 60 obras
"Self Portraits: From 1800 to the Present" é uma das mais recentes edições da Assouline. Um verdadeiro livro de mesa de café, este objeto de coleção promete horas bem passadas a analisar mais de 60 auto-retratos de artistas como Monet, Picasso, Félix Vallotton, Gustave Caillebotte, entre outros.
O livro dos cães chiques a valer
A Assouline lança esta edição especial, dedicada ao melhor amigo do ser humano, cheia de fotografias e histórias de cães finórios e dos seus donos aristocratas e glamorosos.
A nova obra da Assouline — "Fórmula 1: The Impossible Collection" — celebra 70 anos de F1 com os momentos mais trágicos, mas também os mais emocionantes, do automobilismo. São eles que hoje constroem a história de um dos desportos mais vistos do mundo.
Com 87 anos, o famoso artista plástico britânico esteve pessoalmente envolvido na escolha das cerca de 400 obras e na forma como foram dispostas. Uma mostra histórica para ver na Fundação Louis Vuitton, em Paris, até 31 de agosto.
A artista Ana Trancoso apresenta Golden Hour, uma instalação elevada e sensorial no átrio do Tivoli Avenida Liberdade, que transforma a arquitetura do espaço num cenário poético de verão permanente.
Com uma seleção de mais de 200 obras de arte censuradas, proibidas ou denunciadas em algum momento, o novo espaço, em Barcelona, promete pôr os visitantes a pensar sobre os motivos e as consequências da censura, com obras que vão de Goya a Banksy.