A edição limitada conta com 25 peças de cada artista, peças estas feitas em chacota antiga, com pintura manual, pelos artesãos da Viúva Lamego. Curiosamente, o modelo escolhido para a presente edição é o mesmo utilizado nos serviços antigos em faiança da marca.
"A fábrica Viúva Lamego é um espaço de criação artística, de ‘portas abertas’ para os artistas, arquitetos, designers que queiram fazer da cerâmica o seu meio de expressão artística, defendendo a valorização e inclusão pelo talento, agregado ao saber fazer dos nossos artesãos. A parceria com o Manicómio, que muito me orgulho, insere-se neste princípio que defendemos, razão pela qual acredito que se venha a revelar um sucesso a repetir", avança Gonçalo Conceição, CEO da Viúva Lamego, em comunicado.
Única em Portugal, a The Agência Manicómio é a primeira agência criativa e de design no país que trabalha com profissionais que experimenciam ou experienciaram algum tipo de doença mental.
"Quando alguém, como a Viúva Lamego, trabalha em parceria com o Manicómio, sem estigmas, apostando apenas e unicamente na sua arte e criatividade, demonstra uma grande capacidade mental, aliás, uma perfeita saúde mental", afirma Sandro Resende, cofundador da The Agência Manicómio.
Parte das receitas da venda dos pratos revertem para as autoras e autores da coleção. Partir a Loiça Toda está disponível para venda através das redes sociais do Manicómio e Viúva Lamego, e também aqui.