A coleção mais recente das famosas sardinhas das Caldas da Rainha tem dez novos modelos sendo que dois deles são originais do artista de renome Bordallo Pinheiro.
Rapahel Bordallo Pinheiro é uma das personalidades da cultura portuguesa do século XIX, conhecido internacionalmente pelo fabrico de peças de cerâmica mas também pelo desenho humorístico e pelas caricaturas que fazia de figuras populares da época como o Zé Povinho.
O ceramista abriu a fábrica de faiança, material utilizado para fazer as peças, nas Caldas da Rainha em 1884, negócio que hoje é continuado. Todos os anos juntam-se modelos novos à coleção pois a marca acredita que a peça é o suporte ideal para materializar parte da gastronomia portuguesa e um ícone das festas populares portuguesas.
Enquanto a sardinha ECO 2D de Nilton dá a notícia de que não são as cegonhas que trazem os bebés, a de Nuno Markl chama-se Sardabisco, uma referência aos desenhos do humorista. Já Eduardo Madeira apelidou a peça de Comédia, uma homenagem ao facto da sardinha ser a "rainha da mesa" nas festas populares.
A coleção deste ano fica marcada igualmente pelo contributo de designers como Rita Wainer, Chicô Gouveia, Toia Lemann, Ana Sofia Gonçalves e ainda das crianças da Chualgarve, uma unidade de pediatria em Portimão.