Quando se pensava que já se tinha descoberto todas as obras de arte de Vincent van Gogh, eis que surge um novo desenho do pintor holandês. Um achado do Museu Van Gogh em Amsterdão, um museu dedicado à obra completa do pintor pós-impressionista que viveu entre 1853 e 1890. "Como centro de conhecimento dedicado à obra de Vincent van Gogh e seus contemporâneos, estamos muito satisfeitos com esta descoberta", afirma
Emilie Gordenker, diretora do museu, em comunicado. "É muito raro encontrar um novo trabalho que seja atribuído a Van Gogh. Estamos orgulhosos de poder mostrar este esboço e partilhar sua história com os visitantes", acrescentou.
Trata-se de um esboço da pintura de 1882 com o mesmo nome, Worn out, uma das criações mais surpreendentes do período durante a residência de Van Gogh na cidade de Haia, que hoje oferece um vislumbre excepcional daquele processo de trabalho e conceção, detalhados pelo artista ao seu irmão Theo e a seu amigo Anthon van Rappard, numa série de cartas. O esboço retrata um homem sentado numa cadeira com as mãos na cabeça, aparentemente exausto. Durante a vida do artista, foram várias as vezes que retratou a exaustão, denotando a sua visão e preocupação com a classe socialmente desfavorecida da época.