Imagens intimistas de adolescentes à gargalhada, fotografias panorâmicas de Paredes de Coura e da praia do Taboão, que acolhe o festival de música, artistas no palco, uma Patti Smith de braços abertos, plateias de jovens inebriados pela música, o calor, a alegria da juventude e um tempo que parece abrandar. O novo livro de Alfredo Cunha, Paraíso de Coura, é dedicado ao Festival Paredes de Coura, com imagens que vão muito para lá do palco onde acontecem os concertos, e com textos de Vítor Paulo Pereira, Valter Hugo Mãe, Mário Lopes e Sandra Maria Teixeira.
Pelo meio das lindíssimas fotografias de Alfredo Cunha, encontrará textos tão deliciosos quanto este, "A Santa Terra do Rock", de autoria de Valter Hugo Mãe, cujo excerto foi partilhado pela editora:
"Escrevi há anos que o Festival de Coura devia ser prescrito pelos médicos e descontado no IRS. As pessoas tinham de ser mandadas para Coura nem que à força de dois empurrões, porque tudo no Festival nos cura. Já vi muita gente a melhorar da tristeza, mas também da marreca, do pasmo sem sentido, da inveja, da fealdade ou da gripe. Em Coura curam-se maleitas severas, como a virgindade depois da puberdade, essa coisa que começa a apodrecer. A maravilha aqui não se explica ela é pura lucidez. Só de chegarmos à Praia do Taboão, onde instalam a festa, tudo aparece mais que a Nossa Senhora. Aparecem manifestações solares à meia-noite, estrelas mesmo verdadeiras que andam perto e que podem até vir do peito de alguém. Toda a gente é bela e aprende a amar."
Alfredo Cunha é um fotógrafo de renome, com diversas distinções e homenagens, destacando-se a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique, que recebeu em 1995, e as menções honrosas atribuídas no Euro Press Photo 1994 e no Prémio Fotojornalismo VisãoBES 2007 e 2008. Nasceu em Celorico da Beira, em 1953, e começou a sua carreira profissional ligado à publicidade e fotografia comercial em 1970. Foi colaborador de inúmeros jornais, revistas e agências noticiosas. Foi fotógrafo oficial do presidente da República António Ramalho Eanes, entre 1976 e 1978. Em 1985, foi designado fotógrafo oficial do presidente da República Mário Soares, cargo que exerceu até 1996. Atualmente, trabalha como freelancer e desenvolve vários projetos editoriais. A sua primeira grande reportagem foi sobre os acontecimentos do dia 25 de Abril de 1974.
Paraíso de Coura chega às livrarias no dia 22 de agosto e está já em pré-venda no site da editora Tinta da China.