"Resgate (Extraction)", um thriller de ação protagonizado por Chris Hemsworth, alcançou a maior audiência de qualquer filme original da Netflix nas suas primeiras quatro semanas, de acordo com a plataforma de streaming, que divulgou uma lista dos 10 filmes originais mais vistos. "Resgate" é seguido por "Bird Box", "Spenser Confidential" e "6 Underground".
A lista mostra a imagem mais nítida até agora sobre que tipos de filmes são mais populares na Netflix, que não costuma revelar dados sobre audiências. Recentemente, a plataforma começou a divulgar dados escolhidos a dedo, frequentemente publicados em resultados financeiros trimestrais, e esta é a primeira vez que a Netflix revela uma lista dos seus 10 filmes originais mais populares.
Todos os quatro filmes mais vistos são filmes de ação ou suspense com estrelas de cinema: Chris Hemsworth, Sandra Bullock, Mark Wahlberg e Ryan Reynolds. Três comédias também fazem parte da lista, lideradas por "Murder Myster)". "O Irlandês (The Irishman)", de Martin Scorsese, também está entre os mais vistos.
Todos os 10 filmes foram lançados nos últimos três anos, a maioria nos últimos 12 meses, o que faz sentido tendo em conta que a Netflix conquistou 43,6 milhões de clientes desde o início de 2019. Cada estreia pode alcançar um público maior do que os filmes anteriores.
A Netflix obteve sucesso com géneros que antes lotavam as salas de cinema, mas agora têm dificuldade para conseguir espaço com um calendário de lançamentos repleto de filmes baseados em banda desenhada, animações e filmes de terror de baixos orçamentos. O adulto médio dos EUA vai ao cinema menos de quatro vezes por ano.
Como resultado, novos cineastas e talentos conhecidos de Hollywood recorreram à Netflix para fazer filmes. Os irmãos Russo, que coescreveram e produziram "Resgate", também produziram filmes da Marvel, enquanto cineastas veteranos como Susanne Bier, Peter Berg e Michael Bay também aparecem nesta lista.
A Netflix lançou mais filmes originais do que qualquer grande estúdio de Hollywood nos últimos anos. A empresa conseguiu beneficiar durante a pandemia, que fechou cinemas e obrigou a maior parte da população mundial a ficar em casa.
"Queremos um filme impactante a cada duas semanas", diz Scott Stuber, chefe da divisão de filmes da Netflix. "Para uma pessoa, isso significa Extraction (Resgate). Para outra, "The Wrong Missy."