As casas de luxo mais pequenas (e charmosas) do mundo
Editado pela TASCHEN, o livro "Small Houses" compila as fotografias, descrições e histórias de mais de 50 casas minúsculas espalhadas por 25 países. As imagens fazem-nos sonhar (e querer espreitar lá para dentro).
10 de fevereiro de 2023 | Rita Silva Avelar
PUB
Quem imagina que uma casa de dimensões pequenas não pode ser tão apetecível como uma moradia gigante, não conhece os encantos da geometria aplicada à arquitetura, nem a originalidade que alguns arquitetos têm para pensar espaços pequenos. Idealizadas por reputados gabinetes de arquitetura como Alphaville, Olson Kundig, BIG, Aranza de Ariño, Takeshi Hosaka ou MAPA, estas casas espalhadas pelo globo são autênticas delícias para os amantes de arte, e a TASCHEN compila-as no livro Small Houses.
Seja nas densas áreas urbanas de Tóquio, no deserto da Austrália, nos bosques de Canadá, ou um telhado no Equador, qualquer uma foi pensada ao detalhe para não ter impacto ambiental negativo nas áreas que as rodeiam, e a única coisa comum que partilham é que todas elas têm uma área de não mais de 100 metros quadrados.
Abrangendo 25 países como Brasil, Hungria, Coreia do Sul, Holanda, EUA, Japão, e Austrália, há casas concebidas por 57 arquitetos, incluindo a "Casa do Amor" de Takeshi Hosaka, a "Casa Minúscula" de Aranza de Ariño, e a trabalho de Jakub Szczesny, Charles Pictet, Lada Hršak, BIG, e Fran Silvestre, entre outros nomes bem conhecidos do design e da arte estrutural. Small Houses (Taschen), €60 está disponível a partir de 10 de fevereiro.