A transformação de Brendan Fraser para o filme A Baleia em vídeo
O novo filme de Darren Aronofsky relata a história de Charlie, um professor universitário que luta contra a obesidade. Papel entregue a Brendan Fraser, cuja performance não está a passar despercebida - pelo contrário.
01 de março de 2023
PUB
Um dos galãs dos anos 90, a par da sua geração, o ator Brendan Fraser está de regresso ao cinema - e o papel que interpreta está a dar que falar. A Baleia, o novo filme dos estúdios A24, retrata a vida de Charlie, um professor universitário que leciona as suas aulas online e sofre de obesidade mórbida. Charlie é um homem inseguro com a sua imagem, fazendo com que o mesmo se prive de sair de casa e, até, de não ligar a câmara nas aulas para evitar comentários dos alunos sobre o seu peso. A falta de mobilidade e a perda da esperança são pontos marcantes neste drama de Aronofsky. O filme explora a solidão de Charlie e a sua luta contra a doença, as consequências que esta lhe trouxe - como problemas cardíacos ou uma grande dificuldade em respirar. Ao aperceber-se de que a sua saúde está a piorar e de estar perante os seus últimos dias de vida, Charlie procura redimir-se e tenta retomar o contacto com a filha Ellie (Sadie Sink), fruto de um casamento que resultou num divórcio. É a atriz da série de sucesso da Netflix, Stranger Things, que dá vida à adolescente. Antes disso, o protagonista apenas mantia uma relação de amizade com Liz (Hong Chau), a enfermeira e cuidadora de Charlie, irmã do falecido namoradode Charlie.
Para protagonizar Charlie, um homem com cerca de 300kg, Fraser precisou de vestir um fato de gordura durante todos os dias das filmagens, recorrer a horas de maquilhagem e edição CGI (Computer Graphic Imagery, uma técnica de pós-produção), de modo a dar a ilusão e realismo do peso excessivo.
O filme tem dado que falar, assim como a performance de Fraser. Brendan está na corrida ao Óscarde melhor ator e muitos indicam que a vitória é merecida pelo seu brilhante desempenho. A interpretação de Brendan tem sido muito elogiada pelo críticos e amantes da sétima arte, pela forma como a sua performance real trouxe à agenda o tema, ainda carregado de estereótipos, que é a obesidade. O espetator consegue, de acordo com as reviews, sentir a angústia do personagem, criando um sentimento empático para com a história do mesmo. Além desta nomeação, o filme conta ainda com mais duas indicações: o Óscar de Melhor Atriz Coadjuvante para Hong Chau, e ainda, o Óscar na categoria de melhor maquilhagem e penteados. O cineasta Darren Aronofsky, a mente por trás de filmes como Cisne Negro, Mãe! e Jackie junta-se à produtora A24, responsável pelos filmes Midsommar: O Ritual, Pearl, Lady Bird e Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo, indicado com 11 estatuetas e o favorito na corrida aos Óscares, para um filme que promete. Estreia dia 2 de março nos cinemas portugueses.