Prazeres

Rolex e BBC assinam documentário sobre os oceanos

'Perpetual Planet: Heróis dos Oceanos' põe a descoberto a fragilidade dos nossos oceanos, mas também elenca os esforços que estão a ser feitos para a conservação dos ecossistemas marítimos em perigo.

Trailer oficial de `Perpetual Planet: Heróis do Oceano´
20 de agosto de 2021 | Ana Filipa Damião
PUB

Se antigamente a Rolex, conhecida pelos seus relógios, preferia promover a exploração em prol da descoberta, agora a preocupação é outra. A empresa está convencida em mudar o legado, apoiando exploradores que estão focados no equilíbrio dos ecossistemas do planeta. Para tal, foi criado o 'Heróis dos Oceanos' em parceria com a BBC.

O projeto faz parte do Planeta Perpétuo, uma iniciativa lançada pela Rolex em 2019, que tem como objetivo apoiar o combate às alterações climáticas.

'Heróis dos Oceanos' é narrado por Sylvia Earle, oceanógrafa, embaixadora da Rolex e fundadora da Mission Blue, uma organização mundial que se dedica a encontrar e proteger 'hope spots', localizações críticas para o bom funcionamento dos ecossistemas marítimos. Durante o documentário, testemunhamos um grupo de cientistas que tentam salvar a vida marinha em diferentes zonas do mundo, como os corais na Grande Barreira da Austrália e as mantas gigantes do Peru.

Foto: Rolex/Stefan Walter
PUB

A equipa de biólogos que acompanha Earle é constituída por Emma CampBrad NormanVreni HäussermannporAngélique PoupponneauGhislain BardoutMichel André e Kerstin Fosberg, cada um com um projeto para ajudar os oceanos. 

Fosberg é fundadora da organização peruana 'Planeta Océano' que ajuda as comunidades costeiras a proteger a vida maritima e a desenvolver uma rede de ecoturismo. André ganhou um prémio Rolex em 2002 pois inventou um sistema que alerta os navios de possíveis colisões com baleias.

Enquanto Brad Norman, também vencedor do prémio Rolex, dedica a sua pesquisa à conservação do tubarão branco, Camp é especialista em corais.

Foto: Rolex/Franck Gazzola
PUB

Sylvia Earle acredita que ainda nada está perdido. "Cada um de nós pode fazer a diferença ao inspirar outros. Com paixão, curiosidade e esperança, qualquer pessoa pode mudar tudo. Podemos criar um "planeta perpétuo" para as gerações futuras".

Atualmente, só 8% do oceano é considerado área protegida, sendo que o objetivo é chegar aos 30% na próxima década. "Oito por cento é agora um porto seguro para a vida selvagem e vinte por centro é gerido de modo a que a população consiga continuar a viver do mar", afirma Sylvia Earle. 

O documentário está disponível no canal de youtube e plataforma da Rolex. 

PUB