Nuno Queiroz Ribeiro optou pelo Dia Mundial da Alimentação, que se celebra a 16 de outubro para abrir, oficialmente, o seu primeiro restaurante: o Mediterra. Uma escolha que, como se poderá constatar ao longo deste texto, não é feita ao acaso. Logo à entrada, há um grande painel que recebe quem chega ao último andar do Tagus Park. Assinado pelo chef, Nuno Queiroz Ribeiro, naquela espécie de manifesto, podem-se ler os propósitos, bem como os valores, que se encontram por detrás desta novidade. E, claro, a definição da missão daquele chef, já conhecido pelo trabalho que tem vindo a desenvolver na promoção da saúde e pela defesa dos sabores e valores da alimentação consciente.
"Queremos fazer um elogio à vida. Celebrar o amor pela vida. São as nossas escolhas diárias que ditam a nossa existência", pode-se ler naquele enorme painel. E, inevitavelmente, a defesa da Dieta Mediterrânica: "(…) para demonstrar que a comida, mas a comida de verdade e sem adereços, é muito fácil de entender. E consegue ser tão simples como o vermelho vivo de um tomate acabado de ser colhido e que chega até ao prato com toda a pompa e circunstância. Esta é uma Dieta que enaltece o alimento. Que o respeita. Que o ama. Eleva o ingrediente até ao seu expoente máximo. É este carinho pela matéria-prima, em todo o seu esplendor, que fará com que o seu prato se encha de alegria, se assoberbe de vida. Mais do que uma refeição, ansiamos proporcionar-lhe uma experiência. Um verdadeiro orgasmo de sabores". E por ali continua, o manifesto, deixando aqueles que chegam à porta do Mediterra, com uma inquestionável vontade de entrar, de sentar, de provar, e de se deliciar com todos os pratos que por lá se criam.
O espaço é amplo, mais especificamente 680 metros quadrados de área que respira saúde. A inspiração para a decoração, conta à MUST o chef, Nuno Queiroz Ribeiro, "veio da selva Amazónia, da Mãe Terra. Surgiu do facto de querer respeitar os recursos naturais. Quis trazer a Natureza para dentro de um lugar que, só pela vista, já respira Natureza, mar e verde, muito verde". Efetivamente, estamos num espaço que é, indiscutivelmente, visitado pelo sol e saudado pelo mar. É fácil, por ali, sentir-se a chamada de "lufada de ar fresco". E a tranquilidade assumida faz esquecer que estamos no topo de um dos centros empresariais mais agitados da Grande Lisboa. Mas vamos aos pratos, porque, se o ambiente já estava bom, aquilo que Nuno Queiroz Ribeiro vai dar a provar, é de bradar aos céus. De entrada, presenteia-me com os cogumelos marinados em citrinos, uma verdadeira surpresa de sabores e de texturas, "uma festa na boca", como tão bem descreve o chef. Para o prato principal, faz-me duas sugestões: um prato vegetariano, o falafel, "um prato de origem libanesa que aqui assamos no forno, com molho tahini original, o verdadeiro sabor do Médio Oriente". E o polvo, "que tem uma textura diferente, super crocante". Opto pelo primeiro e, confirma-se, foi como se tivesse ido e voltado ao Médio Oriente, numa viagem de paladares com sentido único. Pergunto ao chef quais os pratos que prevê que terão mais saída. E ele enumera: "As puntinilhas salteadas, o camarão kattaifi, e o Mezze, nas entradas. Dos pratos principais destaca: o polvo, o atum, o linguini nero de camarão e puntinilhas, o falafel e o risotto de cogumelos e espargos".
MEDITERRA
Horário de Funcionamento: 12h às 16h
Happy Hour: 17h às 20h?
Reservas: 938 394 820?
Morada: Taguspark, Núcleo Central, 100
2740-122 Oeiras