Estilo / Relógios e Jóias

Jacob & Co. Caviar Tourbillon Tsavorites, o relógio que CR7 levou para as Arábias

Cristiano Ronaldo prepara-se para fazer a sua estreia na Arábia Saudita com um relógio de mais de meio milhão de euros no pulso. E logo contra o PSG de Lionel Messi. 

Foto: @cristiano
19 de janeiro de 2023 | Bruno Lobo
PUB

A chegada do nosso CR7 à Arabia Saudita foi notícia em todo o mundo, e aos apaixonados por relojoaria não escapou um pequeno (grande) pormenor: no pulso levava um Caviar Tourbillon, totalmente engastado com tsavorites verdes. Um modelo da extravagante marca suíça Jacob & Co, com um valor de mercado a rondar os 700 mil euros. Isto para quem o conseguir encontrar, porque à raridade das pedras preciosas, soma-se o ano inteiro que demora para criar o modelo. 

As tsavorites são uma pedra preciosa bastante recente. Foram descobertas na década de 1970, no Quénia, e apesar de não terem o peso histórico das esmeraldas tornaram-se rapidamente numa das pedras mais desejadas da alta joalharia, pelo seu brilho, tons de verde e resistência. O verde é, também, uma das cores preferidas do capitão da seleção, e ainda a cor do Reino da Arabia Saudita - por isso o relógio presta também essa homenagem ao país anfitrião. O nosso CR7 pensa em tudo…

Foto: D.R

Como a Jacob & Co. mais tarde explicou, "o Caviar Tourbillon Tsavorites é o relógio mais luxuoso e mais completo de tsavorites jamais criado." A marca considera que "as esmeraldas são muito frágeis para serem expostas na superfície de um relógio usado no pulso", e que "as safiras verdes não são consideradas satisfatórias o suficiente, porque a sua tonalidade carece de profundidade e consistência". Já as tsavorites, "graças à sua cor intensa, grande transparência e brilho profundo, são perfeitas para o uso exigente que a Jacob & Co. delas faz".

PUB
Foto: @cristiano

Entre a caixa, o mostrador e a fivela, o Caviar Tourbillon tem 373 pedras no total, o que equivale a 38,57 ct. Sendo o turbilhão outro dos pontos importantes do modelo. Trata-se de uma das complicações – em relojoaria tradicional, chama-se complicação a qualquer função que vá para além de dar as horas e a data - mais reveladoras da expertise relojoeira. Está ao alcance de muito poucas marcas e visa contrabalançar os efeitos da gravidade para aumentar a precisão do mecanismo.

É sabido que Cristiano Ronaldo adora relógios - quase tanto como adora carros -, e não surpreendentemente tem uma coleção impressionante na qual se incluem peças únicas e mais caras até do que este Jacob & Co. Ao longo da carreira serviu como embaixador da Tag Heuer, da Hublot e da Frank Muller, mas tem sido visto regularmente com modelos da Rolex, Breguet, Girard-Perregaux, Cartier e Bulgari, também. 

PUB
Foto: D.R
À medida que ia ficando mais famoso, notamos também uma evolução nas suas escolhas, preferindo modelos cada vez mais exclusivos, complexos ou ostentando um número impressionante de pedras preciosas (ou todas as três em simultâneo). O presidente da Frank Muller recorda-se, a propósito, de um episódio engraçado: "O primeiro relógio que fizemos juntos tinha o número 7 cravejado de diamantes. O segundo já estava totalmente engastado de pedras preciosas". Ultimamente as escolhas de CR7 recaem sobretudo na Jacob & Co, marca conhecida pela ousadia das suas criações e que dificilmente podia combinar melhor com o nosso homem. Curiosamente, Ronaldo substitui como embaixador da marca outro famoso futebolista, chamado… Lionel Messi.
PUB