Por norma, qualquer objeto utilizado no cenário de um filme ou série de sucesso torna-se algo valioso, ainda para mais se for antigo. Foi exatamente isso que a empresa Jewellerybox descobriu quando criou uma lista dos acessórios de cinema mais caros de sempre.
De todos os objetos, o Rolex Daytona que o ator Paul Newman usou nas filmagens de 500 Milhas (1969) continua a ser a peça mais cara vendida em leilão, arrecadando cerca de 15 milhões de euros em 2017, um valor muito acima do estimado. O que torna este relógio tão apetitoso aos olhos dos colecionadores é um pequeno detalhe. O Rolex não foi um acessório preparado propositadamente para as filmagens, mas sim um presente que a mulher de Newman, Joanne Woordward, lhe ofereceu. A frase gravada no verso – drive carefully me – era uma espécie de amuleto da sorte para as cenas de corrida do ator.
Os lugares seguintes são ocupados por acessórios igualmente famosos. Se pensou no icónico vestido branco que Marilyn Monroe vestiu em O Pecado Mora ao Lado (1955), o seu palpite está correto. Estima-se que valha perto de 4 milhões de euros. Em terceiro está também um vestido, este usado por Audrey Hepburn no filme My Fair Lady, leiloado por 3,25 milhões de euros.
"Quando se olha para a lista dos dez acessórios de filme mais caros vendidos em leilão, é difícil não reparar em quem os usou", afirmou Daena Borrowman, diretora de marketing da Jewellerybox, citada pelo site da revista GQ alemã.